Calouros têm até 16/3 para se inscrever no programa de bolsas e auxílios

O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil oferece assistência a alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas

15/03/2018 - Publicado há 6 anos
Entre os benefícios oferecidos está o Auxílio-alimentação, que é a isenção integral do pagamento das refeições nos restaurantes universitários. Nesses restaurantes, o custo das refeições já é subsidiado e o preço pago por qualquer estudante da USP, atualmente, é de R$ 2,00 – Foto Marcos Santos/USP Imagens

Os novos alunos de graduação têm até amanhã, dia 16 de março, para realizar a inscrição no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), administrado pela Superintendência de Assistência Social (SAS). O período de inscrições dos alunos veteranos (que ingressaram na USP até 2017), participantes ou não do PAPFE em anos anteriores, foi de 7 de novembro a 1º de dezembro de 2017.

As bolsas e apoios do programa são voltados aos alunos de graduação e têm como objetivo fornecer condições para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na Universidade, visando a concluir o curso ao qual está vinculado, reduzindo a evasão e contribuindo para a formação acadêmica integral.

São cinco tipos de auxílios, com duração de 12 meses: o Apoio-moradia, que consiste em vaga gratuita nas moradias estudantis da USP ou auxílio financeiro mensal de R$ 400; Auxílio-alimentação; Auxílio-manutenção EACH, no valor mensal de R$ 200, apenas para os alunos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades; Auxílio-livros, no valor de R$ 150, para serem utilizados nas livrarias da Editora da USP; e o Auxílio-transporte, no valor de R$ 200, apenas para alunos dos campi do interior. Os três últimos auxílios (EACH, livros e transporte) são pagos apenas nos meses letivos.

As inscrições devem ser feitas de forma eletrônica, pelo Sistema Jupiterweb. Depois da inscrição, o estudante tem até o dia 23 de março para a entrega dos documentos que comprovem a situação socioeconômica informada. A análise e a classificação socioeconômica são realizadas pelos Serviços Sociais dos campi, utilizando critérios unificados preestabelecidos.

Pela página da SAS podem ser consultados a relação dos documentos necessários, o edital do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil e as orientações gerais. O resultado será divulgado no dia 31 de maio.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato com a Divisão de Promoção Social da SAS, pelo telefone: (11) 3091-0118.