“The New York Times” completa 166 anos de existência

Fundado no século 19, veículo é considerado um dos mais importantes do mundo e coleciona 122 Prêmios Pulitzer

 18/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 8:02

.

A coluna “Horizontes do Jornalismo” tem como tema o aniversário de fundação de um dos jornais mais importantes do mundo, o The New York Times (NYT). Fundado em 18 de setembro de 1851, o veículo possui a segunda maior circulação entre os jornais impressos dos Estados Unidos (atrás apenas do The Wall Street Journal) e coleciona 122 Prêmios Pulitzer, a mais importante premiação do jornalismo no mundo.

Segundo informa o colunista Carlos Eduardo Lins da Silva, professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, quando o NYT foi fundado, ainda no século 19, o veículo era conhecido como um “jornal comum” e só conquistou o prestígio que conserva na atualidade depois que foi adquirido por Adolf Ochs, em 1896. “A família dele controla o jornal até hoje e foi ela a principal responsável por transformar o NYT num dos mais importantes jornais do mundo”, relata o professor. Atualmente, “ele ainda é o jornal de referência do mundo, mas não está livre da crise estrutural que enfrenta a imprensa estadunidense e mundial”, aponta Lins da Silva.

Confira a coluna “Horizontes do Jornalismo”, no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.