Cientistas e comunicadores discutem o papel da divulgação científica

Pesquisadores da USP estão entre os convidados de seminário internacional realizado pela Scientific American Brasil

Por - Editorias: Universidade
Convidados vão falar sobre o papel da divulgação científica para uma sociedade esclarecida e democrática – Foto: Divulgação

Dia 3 de outubro, a edição brasileira da Scientific American, a mais antiga revista de divulgação científica no mundo, promove em São Paulo um seminário internacional sobre ciência e cidadania. Participam do debate diversos pesquisadores e profissionais ligados à USP.

A mesa “Quem tem medo do pensamento científico?” discute a quem interessa o descrédito na ciência. Além do psicólogo e historiador da ciência Michael Shermer, participam do debate o físico Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física (IF) da USP e referência mundial em mudanças climáticas; e o arqueólogo e antropólogo Walter Alves Neves, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP e considerado o “pai” de Luzia, famoso fóssil humano de 11 mil anos encontrado na região de Lagoa Santa.

O primeiro Seminário Scientific American Brasil Ciência e Cidadania traz ainda outras três mesas. “A ciência que não se afirma” traz para discussão o desinteresse de alguns cientistas em divulgar suas pesquisas e em participar dos processos decisórios da política científica. Fernando Reinach, que foi professor da USP e um dos coordenadores do primeiro projeto genoma brasileiro, participa do debate.

A mesa “Ciência e Midia” reúne profissionais envolvidos com a comunicação da ciência, entre eles a jornalista Monica Teixeira, coordenadora do Núcleo de Divulgação Científica da USP.

E em “Exemplos inspiradores”, que fecha a programação do evento, há a participação da bióloga Natalia Pasternak, pós-doutora pela USP e organizadora do Pint of Science no Brasil.

Para além das conversas, a organização prestará homenagem ao médico Julio Abramczky, considerado um dos mais importantes divulgadores da ciência em atividade no Brasil.

Seminário Scientific American Brasil

O evento acontece no dia 3 de outubro, terça-feira, das 8 às 18 horas, no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, localizado na Av. Escola Politécnica, 82, Jaguaré, São Paulo-SP.

Para participar, é preciso se inscrever pelo formulário. Vagas limitadas.

Mais informações: site http://seminario.sciam.com.br/