Polinização é o tema do Ambiente é o Meio

O Ambiente É o Meio desta semana entrevista a professora Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, do Instituto de Biologia da USP de São Paulo.

Clique aqui para fazer o download

Foto: Pixabay

As pesquisas do grupo da professora Vera Lucia apontam a necessidade e a importância desses insetos para a reprodução das plantas para manter a biodiversidade e a qualidade da semente dos alimentos de produção agrícola, como do café e da soja, por exemplo.

Segundo a professora, a principal causa para a diminuição do número de insetos polinizadores no planeta é as mudanças climáticas, mas também as mudanças no uso da terra, o manejo agrícola intensivo, cultivo geneticamente modificados, espécies invasoras.

Vera Lucia ainda aponta a importância do serviço desse ecossistema para a agricultura. Para a professora com esses agentes a produção agrícola pode aumentar em 25 sacas por hectare. Ela ainda fala da importância de plantar também nas cidades para que os polinizadores sobrevivam.

Sobre a melhora na produção de alimentos, a professor lembra que os insetos são responsáveis pela melhoria das sementes. “É preciso dar uma importância maior para isso, como é dado em países da Europa, pois assim tudo será produzido com uma qualidade melhor”.

Por Paulo Henrique Moreno