Diversidade em Ciência #98: categorias de violência sexual e suas recentes tipificações legais

Heloísa Buarque de Almeida, em sua tese de livre-docência, redimensiona a violência sexual através da análise de contextos e de conexões dos fenômenos socioculturais

 22/05/2023 - Publicado há 12 meses
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência #98: categorias de violência sexual e suas recentes tipificações legais
/

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Heloísa Buarque de Almeida, professora associada do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, também da FFLCH-USP.

Heloísa Almeida é fundadora da Rede Não Cala – Rede de Professoras pelo fim da violência sexual e de Gênero na USP.

Em sua tese de livre-docência, que tem o título/tema Entre segredos, posts e notícias: a construção pública de categorias de violência sexual, apresenta novas perspectivas para o tema.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.