USP oferece mais de quatro mil vagas para a terceira idade

Em 2013, a Universidade Aberta à Terceira Idade, programa promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, completa vinte anos de criação.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

São oferecidos cursos e atividades em várias áreas do conhecimento, com o objetivo de proporcionar uma formação e aprimoramento constante para a terceira idade, além de estimular a troca de saberes entre as gerações.

Neste primeiro semestre, o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), oferece 4.319 mil vagas gratuitas em 322 cursos, entre disciplinas dos cursos de graduação da USP, atividades complementares didático-culturais e físico-esportivas, nos campi da USP: na capital paulista, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

As opções são variadas, entre aulas de inglês, oficinas de teatro, dança, voleibol, aulas de canto coral, alfabetização digital; palestras sobre saúde, informática, meditação, meteorologia e às mudanças climáticas; cursos sobre educação ambiental, arqueologia e memória, pintura, condicionamento físico, artes marciais. A relação completa dos cursos e atividades que serão oferecidos no semestre, bem como informações sobre o número de vagas e a existência de pré-requisitos, está disponível no catálogo do Programa pelo site.

Para participar das atividades é preciso apresentar o RG no dia da inscrição e ter no mínimo 60 anos. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo. No caso das disciplinas da graduação, o candidato deve ter concluído o ensino médio. Já para se matricular nas atividades complementares, não é necessário apresentar diplomas ou certificados de escolaridade. Após o término do curso ou atividade, os alunos da UnATI têm direito a um comprovante de participação, emitido pela PRCEU.

EACH

Somente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), localizada na zona leste da capital, as inscrições para a UnATI serão realizadas entre os dias 28 a 30 de janeiro, das 9h às 16h. Nesta Unidade, serão oferecidas 675 vagas em 27 atividades diferentes, cuja relação completa está no site.

Para realizar inscrição, é preciso comparecer no auditório Vermelho da Unidade, que está localizada na Av. Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo, São Paulo. É possível chegar facilmente pela estação USP Leste da linha 12-Safira da CPTM.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-1016 ou por e-mail: ccex-each@usp.br

Outras Unidades da USP

Nas outras Unidades da USP, as inscrições para as disciplinas regulares estarão abertas no período de 25 de fevereiro a 8 de março de 2013 ou enquanto houver vagas. Já para as atividades complementares, o período de inscrição é variável e está divulgado ao lado do curso no catálogo da UnATI.

Mais informações pelo telefone: (11) 3091-9183 ou por e-mail: usp3idad@usp.br

Vinte anos

A UnATI completa vinte anos de criação em 2013. Nestas duas décadas, mais de 100 mil alunos da terceira idade passaram pelo Programa – que se antecipou à criação do Estatuto do Idoso, de 2003 – e tem como objetivo proporcionar uma formação e aprimoramento constante para a terceira idade, através da aquisição de novos conhecimentos, promoção da saúde, o bem-estar psicológico, social e da cidadania e, ao mesmo tempo, estimular a troca de saberes entre as gerações.

Nas últimas décadas, a expectativa de vida cresceu, fruto de uma melhoria da qualidade de vida, mais assistência médica e remédios, uma melhor alimentação e a prática de atividades físicas, além da redução da taxa de natalidade. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em novembro de 2012, que utilizou os dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) dos anos de 2001 e de 2011, as pessoas com mais de 60 anos somam 23,5 milhões dos brasileiros, representando cerca de 12% da população total do Brasil, que é de aproximadamente 195 milhões de pessoas. São Paulo é o Estado com o maior número de idosos: 5,4 milhões.

Segundo a professora aposentada do Instituto de Psicologia e coordenadora acadêmica do Programa, Ecléa Bosi – cujas iniciativas resultaram na sua criação, a presença dos alunos da terceira idade é uma lição constante para todos, dos docentes aos colegas mais jovens, pois traz uma densidade nova a cada aula.

(Com informações da Divisão de Comunicação Institucional da PRCEU e da Assessoria de Imprensa da EACH)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados