PRCEU, Museu Paulista e MAC realizam atividades culturais no aniversário de São Paulo

No dia 25 de janeiro – e que também é a data de criação da USP – as opções culturais oferecidas vão de passeio com foco modernista, jogos educativos para crianças a abertura de exposição.

22/01/2013 - Publicado há 11 anos

As opções culturais oferecidas neste dia vão de passeio com foco modernista, jogos educativos para crianças a abertura de exposição

No dia do aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro – e que também é a data de criação da USP – a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), o Museu Paulista e o de Arte Contemporânea realizam atividades culturais em comemoração a esta data.

A PRCEU realiza o novo roteiro cultural “A USP e a São Paulo Modernista”, em que destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Modernismo na cidade. Este passeio é gratuito e acontece sempre aos sábados, das 10h às 14h, com saída na Estação Alto do Ipiranga do Metrô.

Este roteiro tem pontos de parada em três unidades da USP: o Museu Paulista, no bairro do Ipiranga (na foto ao lado); o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) na Rua Maranhão, no bairro de Higienópolis, um casarão art nouveau do início do século XX que pertenceu à família Álvares Penteado e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, no Parque Ibirapuera, construído na mesma época que a Cidade Universitária, na década de 1960.

Uma equipe de mediadores, composta por historiadores, artistas plásticos e arquitetos, acompanha todo o roteiro, que é feito de ônibus e passa também pelos casarões da Rua Bom Pastor, no Ipiranga, e pelo centro da cidade, onde os visitantes podem observar algumas edificações modernistas, como os edifícios Montreal (1954), Eiffel (1956) e Copan (1966), projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

“É uma iniciativa de ampliar para a comunidade o conhecimento do patrimônio cultural e científico da USP”, diz a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda, sobre este roteiro que faz parte do Programa Giro Cultural, criado com o objetivo de estimular a divulgação da grande riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial – da USP. Além deste roteiro, o Giro Cultural oferece três roteiros na Cidade Universitária, localizada no bairro do Butantã, cada um com duração aproximada de duas horas: vista panorâmica: um passeio pelo campus; acervo cultural e científico.

As vagas para o passeio no dia 25 já estão esgotadas, mas os interessados em fazer este percurso modernista podem verificar no site do Programa quais são as próximas datas de realização do mesmo.

Mais informações sobre o Giro Cultural pelo telefone: (11) 3091-3250, por e-mail: veronica.cristo@usp.br ou pelo site do Programa.

No dia 24 e 25, das 20h às 24h, o Museu Paulista estará iluminado, o que acontece em festejos de final de ano ou ocasiões especiais

Museu Paulista

O Museu Paulista, além de ser um dos três pontos de parada deste roteiro modernista do Giro Cultural, também realizará uma série de atividades especiais no dia 25. As atividades são voltadas principalmente para crianças de 04 a 12 anos e serão desenvolvidas na área externa em frente ao Museu, concentrando-se em tendas com jogos educativos e atividades artísticas que se relacionam de diversas maneiras ao acervo da Instituição.

Não é necessária inscrição prévia para participar das atrações, que serão gratuitas dentro do horário de funcionamento do Museu, das 9h às 17h, e que neste dia também terá entrada gratuita para visitação do seu acervo.

O Museu Paulista está localizado no Parque da Independência, s/n.º – Ipiranga, São Paulo. Mais informações pelo telefone: (11) 2065-8071/ 2065-8053

MAC

Outro Museu da USP, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), dá início às comemorações de seus 50 anos no aniversário da cidade, com a abertura da exposição “MAC 50: Doações Recentes 1”, às 12h, em sua nova sede, no Ibirapuera.

Esta exposição contém obras incorporadas recentemente ao acervo dos artistas Daniel Acosta, Marcio Banfi, Sandra Cinto, Claudio Cretti, Georgia Kyriakakis, Laercio Redondo, Rosangela Rennó, Nazareno Rodrigues, Marcelo Silveira, Lucas Simões e Ana Maria Tavares; e tem curadoria de Tadeu Chiarelli, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e diretor do Museu.

Obra de Claudio Cretti, Sem título, 2003 da Série Céu Tombado

A entrada para a exposição é gratuita e o MAC funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. O Museu está localizado à Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, no Ibirapuera, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11) 5573-9932

World Bike Tour

Nesta sexta-feira, a Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” também será ponto de chegada do passeio ciclístico “World Bike Tour”, que será realizado na cidade de São Paulo, das 9h às 12h.

Para a realização deste evento, a Av. Professor Mello Moraes estará interditada entre o trecho da portaria 1 e Travessa C. Mas, não está prevista a interdição da Portaria Principal. As portarias 2 e 3 serão abertas das 7h às 12h para acesso da comunidade USP.

Das 9h30 às 10h15, a entrada pela portaria 1 será compartilhada na via de saída em virtude da entrada do primeiro bloco de participantes do passeio.

(Fotos: Goh Fotografia e José Rosael/USP Imagens)