USP e a Humboldt-Universtät lançam edital para pesquisadores

A USP e a Humboldt-Universtät zu Berlin (HU) estão lançando um edital conjunto para promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre as instituições em áreas de mútuo interesse.

02/12/2015 - Publicado há 8 anos

A USP e a Humboldt-Universtät zu Berlin estão lançando um edital conjunto para promover e reforçar a cooperação acadêmica e científica entre as instituições em áreas de mútuo interesse.

A iniciativa, uma ação da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, tem como objetivo a identificação de pesquisadores com interesses comuns, promovendo a consolidação de equipes internacionais entre parceiros estratégicos.

Nesse programa, serão investidos recursos da ordem de € 100 mil. Cada projeto deverá ter dois líderes de equipe, um de cada Instituição. Os líderes de equipe apresentarão o mesmo projeto ao coordenador científico de sua Universidade de origem. Os projetos aprovados receberão o equivalente a até € 20 mil, com duração de dois anos.

O prazo para inscrições encerra-se no dia 31 de março de 2016. As informações completas estão disponíveis no edital do programa.

No futuro, deverão ser incluídas entre as atividades da parceria o oferecimento de programas de duplo diploma, promoção de conferências para estudantes e um programa amplo de intercâmbio. “A Humboldt é a nossa referência na Alemanha e, em comum, pretendemos investir nos pesquisadores jovens”, afirmou o presidente da Agência USP, Raul Machado Neto.

O reitor da universidade alemã, Jan-Hendrik Olbertz, ressalta que as constantes mudanças sociais na atualidade requerem soluções globais. “Com a USP, nós ganhamos uma parceria forte com uma Instituição com um perfil muito similar ao nosso”, afirma.

A colaboração entre a USP e a Humboldt não é inédita. Desde 2011, diversos projetos de pesquisa têm sido desenvolvidos em conjunto entre as duas Instituições nas áreas de megacidades, clima e meio ambiente, por exemplo.

A Humboldt-Universtät zu Berlin é a mais antiga universidade de Berlim, fundada em 1810 pelo lingüista e educador Wilhelm von Humboldt. Possui quase 32 mil alunos, distribuídos em nove faculdades, três institutos, cinco unidades centrais e cinco centros interdisciplinares.