15ª Semana de Recepção aos Calouros ocorre entre 25/02 a 1º/03

Durante esses dias, calouros conhecem as estruturas da USP, assistem aulas magnas com personalidades e participam do chamado “trote solidário”.

22/02/2013 - Publicado há 11 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 15:17

O calendário das atividades acadêmicas da USP começa com a realização da 15ª Semana de Recepção aos Calouros, que neste ano será entre os dias 25 de fevereiro a 1º de março. O tema da campanha desta edição é “Inspire-se nos bons exemplos”, na qual usa personalidades conhecidas no mundo das ciências e artes: Isaac Newton, Charles Darwin, Willian Shakespeare e Carlos Drummond de Andrade.

Esta Semana, institucionalizada na Universidade em 1998, pela Portaria GR nº 3.143, é organizada pelas Comissões de Graduação das Unidades, por seus Centros Acadêmicos e Atléticas e acontece em todos os campi da USP, com o objetivo de promover a integração entre os novos alunos e os veteranos, transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Programação

Durante esta Semana, os calouros têm a oportunidade de conhecer melhor as estruturas de ensino, pesquisa, cultura e extensão da Universidade, através de palestras e visitas às dependências das Unidades e dos campi. Muitas Unidades também incluíram na programação deste ano atividades envolvendo os pais dos alunos, com o intuito de que os alunos se sintam em casa.

As aulas magnas de algumas Unidades têm a presença de personalidades da área científica, empresarial, esportiva, artística. A pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenorio Zorn, estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC); os ganhadores do prêmio nobel em física, os professores David Wineland e William Phillips, estarão no Instituto de Física (IFSC); o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, na Escola Politécnica (Poli); e a medalhista olímpica e ex-jogadora de vôlei de praia, Sandra Pires, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).

Além disso, os alunos participam do chamado “trote solidário”, em que há campanhas de doação de sangue, medula óssea e de vacinação; palestra sobre saúde; arrecadação de leite e outros alimentos, visitas a instituições de assistência social; atuação em trabalho voluntário, plantio de árvores; apresentações culturais; gincanas, oficinas; atividades esportivas, como o futebol de sabão; passeios por pontos históricos da cidade de São Paulo; visitas ao zoológico, fazenda, canil,  haras, cachoeira, ao Ibama; além de almoços, churrascos, e “pizzadas” para integração.

Somente na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), a recepção aos ingressantes será feita no domingo, dia 24, em que uma das atividades será uma confraternização com os pais, ingressantes e professores da Escola. Em outras Unidades, as atividades de recepção acontecem depois da Semana de Recepção, como na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), em que no dia 12 de março, às 19h30, o professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Fernando Henrique Cardoso, e presidente do Brasil de 1995 a 2002, ministrará a aula magna da Faculdade. Outros exemplos são o Instituto de Geociências (IGc), que fará uma visita ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), de 15 a 17 de março, e o IQSC, que realizará a campanha de doação de medula óssea no dia 19.

Clique aqui para conferir a programação completa das unidades entre os dias 25 de fevereiro a 1º de março.

Para incentivar e reconhecer o esforço das Unidades, a Pró-Reitoria de Graduação premia anualmente a melhor Semana de Recepção. A Unidade vencedora recebe, por um ano, a escultura da artista plástica Carmela Gross, que simboliza as etapas do estudante na USP. O Centro Acadêmico recebe um computador e uma impressora. Em 2012, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) foi a vencedora, e a Menção Honrosa ficou com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC).

“Inspire-se nos bons exemplos”

A campanha “Inspire-se nos bons exemplos”, como acontece tradicionalmente, foi produzida por alunos do curso de publicidade e propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho.

A mensagem da campanha estará inserida nos postais, cartazes, faixas e mobiliários urbanos instalados nos diversos campi da USP. Na matrícula presencial, os ingressantes receberam uma sacola de informações – kit calouros – sobre a USP. O material consiste em folhetos explicativos sobre as Pró-Reitorias, sobre seus programas de bolsas, inclusive as de cooperação internacional, além de outros materiais, como o Código de Ética e o adesivo do “Disque Trote”.