Foto: USP Imagens

USP dá boas-vindas aos novos alunos no retorno às aulas presenciais

Aulas têm início nesta segunda, 14 de março, com atividades de integração e semana de recepção aos calouros de 2022; Universidade mantém o uso da máscara em todos os ambientes e vai exigir comprovante de vacinação contra a covid-19

 11/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/03/2022 as 9:18

Redação

Após dois anos de pandemia, com aulas e atividades a distância, a USP começa a receber presencialmente nesta segunda, dia 14 de março, pouco mais de 11 mil estudantes que ingressaram neste ano pelo vestibular da Fuvest e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de quase 100 mil alunos de graduação e pós-graduação, incluindo aqueles que estão no segundo e no terceiro ano de curso, mas que ainda não tiveram a oportunidade de frequentar os campi universitários. 

Por essa razão, a recepção aos calouros deste ano promete ser especial, com o retorno das tradicionais atividades e encontros durante a primeira semana de aulas para integração entre novos alunos e veteranos, em todas as unidades de ensino. 

Apesar do momento em que todos os indicadores negativos relacionados à covid-19 (novos casos, óbitos e internações) estão em queda, os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus ainda precisam ser tomados e serão atualizados conforme a evolução da pandemia. Considerando que as atividades na Universidade são realizadas predominantemente em ambientes fechados, os protocolos preveem o uso contínuo de máscaras em todos os espaços.  

Além disso, os novos alunos precisam apresentar a comprovação de vacinação contra a covid-19 (esquema vacinal completo) e de eventuais doses de reforço até a segunda etapa virtual de confirmação da matrícula da sua respectiva chamada. Professores, funcionários e estudantes de anos anteriores também tiveram que anexar o comprovante no sistema computacional da USPEle será obrigatório em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade. 

Assista, a seguir, à mensagem do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior a respeito do início do primeiro semestre letivo de 2022, sobre as ações adotadas pela Universidade durante a pandemia e os protocolos adotados para a retomada das atividades presenciais. Já a vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, falou sobre a importância do convívio acadêmico para a comunidade universitária. Clique nos players abaixo para assistir.

Retorno seguro

A Reitoria divulgou um documento com as diretrizes para o retorno das atividades presenciais na Universidade, que foi enviado, por e-mail, a toda a comunidade.  Assinado pelo reitor e pela vice-reitora, o documento destaca as ações adotadas para garantir a segurança de alunos, professores e servidores técnicos e administrativos. Acesse o documento neste link e veja abaixo um resumo das orientações. 

Além disso, o site Retorno Seguro reúne informações e orientações sobre a retomada das atividades presenciais na USP. No espaço estão publicados os protocolos sanitários para restaurantes, salas de aula e bibliotecas, uma série de vídeos semanais sobre a pandemia — chamados Boletins USP-Covid —, e informes semanais sobre a situação da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo, os Boletins Epidemiológicos USP-Covid. 

Orientações para a comunidade acadêmica

Uso contínuo de máscaras adequadas, bem ajustadas ao rosto, cobrindo do nariz ao queixo (recomenda-se a utilização de máscaras cirúrgicas ou as do tipo N95)

Lavagem frequente das mãos ou higienização com álcool 70%

Evitar aglomerações​

Sempre que possível, manter ventilação natural, com portas e janelas abertas. Caso o uso de ar-condicionado seja necessário, não utilizar aparelhos que funcionem com recirculação do ar

Aos funcionários que tenham postos fixos de trabalho, em salas de aula e laboratórios, recomenda-se, quando possível, manter distanciamento mínimo de um metro

Semana de recepção

A Semana de Recepção aos Calouros, que marca o início do ano letivo de 2022, acontecerá em todos os campi da USP, entre os dias 14 e 18 de março. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por atividades presenciais e on-line para integração entre os novos alunos e os veteranos, e transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade. Os eventos são organizados pelas Comissões de Graduação das Unidades, por seus Centros Acadêmicos e Atléticas.

Como parte da programação, no dia 14, às 8h, o reitor, a vice-reitora e o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado, darão as boas-vindas a todos os estudantes em uma live que será transmitida pelo Canal USP.

Clique no player e confira a mensagem de abertura do ano letivo da USP com a participação do reitor, da vice-reitora e do pró-reitor de graduação

Com o tema Essa é a nossa história. Agora ela é sua também, a campanha deste ano, criada pelos próprios alunos da USP, destaca a ideia de que o calouro chega para construir uma história que se mistura com a história dos veteranos e da própria Universidade. A frase está estampada em cartazes, totens, banners e faixas espalhadas pelos campi.

Material da Campanha de Recepção aos Calouros 2022 - Imagens: PRG USP

Os materiais também divulgam o Disque-Trote, canal de atendimento para os calouros que se sentirem vítimas de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade. Nesse caso, é possível fazer a denúncia de segunda a sexta, das 9 às 21 horas por meio do telefone 0800-012-1090, do e-mail disquetrote@usp.br e também pelo aplicativo disponível na Google Play e na APP Store. O trote é proibido na USP desde 1999 e toda manifestação de recepção a novos alunos, em todos os campi, deve estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros. 

Informações para os novos alunos

Os ingressantes de 2022 e mesmo aqueles que já conhecem a Universidade podem se beneficiar com as informações do Manual do Calouro. Disponível on-line neste link, o manual traz vários serviços, oportunidades e procedimentos que envolvem a vida acadêmica.  O manual divulga iniciativas como o USP Mulheres, criado para enfrentar o machismo e a violência contra a mulher e desenvolver projetos para promover a igualdade de gênero, e o USP Diversidade, que promove ações de respeito aos direitos humanos e combate à  discriminação, violência e assédio. Também há orientações para participação em intercâmbios acadêmicos, atividades esportivas e culturais. 

Confira, a seguir, algumas dicas para se integrar à vida universitária nos primeiros dias:

Participe dos eventos da Semana de Recepção

Os eventos na Universidade são momentos importantes para conhecer pessoas e fazer novos amigos. A Semana de Recepção, com suas várias atividades, é a primeira oportunidade de contato. Confira quais são as atividades da sua unidade e aproveite.

Conheça os grupos
da sua unidade

Atlética, Centro Acadêmico, Coletivo, Empresa Júnior, além de grupos de música e de leitura. Há muitas oportunidades para você se integrar a um grupo de afinidade. Converse com os veteranos e saiba quais grupos existem na sua unidade.

Frequente a vida cultural que a Universidade oferece

Há amplas possibilidades para formação cultural dos alunos da USP, por meio dos museus e institutos de artes, de literatura e de ciências, do teatro, da música orquestral e coral, além do cinema da Universidade. Acompanhe a programação e exposições on-line pelo site e redes sociais destes órgãos da USP.

Acompanhe as mídias da USP

O Jornal da USP, a Rádio USP e o Canal USP divulgam assuntos relacionados à própria USP e abordam temas de interesse de toda a sociedade, por meio de análises, artigos e entrevistas de especialistas da Universidade. Cadastre-se no jornal e nas redes sociais para receber informações diárias: Facebook, Twitter, Linkedin.

Siga a Pró-Reitoria de Graduação (PRG)

Ela é o canal oficial da Universidade para os avisos e comunicados relacionados às atividades de graduação. A Pró-Reitoria divulga também diversas oportunidades para complementar a formação e dar assistência aos estudantes. Fique ligado no site prg.usp.br e siga o Instagram da PRG.

Baixe os aplicativos

Disponíveis na Google Play e APP Store

Disque Trote

Auxílio aos Calouros

Campus USP

Guarda Universitária

e-Card USP

Carteirinha Digital

Cardápio USP

Restaurantes Universitários

Guia USP

Guia de locais

Jornal da USP

Notícias e Rádio USP

Bibliotecas USP

Acervo do SIBi

Entreartes

Atividades Culturais

Confirmação de matrícula

Os novos alunos que ingressaram pelo concurso vestibular da Fuvest de 2022 e foram chamados da 1ª à 3ª chamada e os aprovados pelo Sisu não podem esquecer de realizar a Etapa Virtual de Confirmação da Matrícula, a partir das 8 horas do dia 14 de março até as 16 horas do dia 16 de março. As instruções serão enviadas para o e-mail dos ingressantes. Confira o vídeo tutorial de como fazer a confirmação de matrícula neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.