Publicação alerta para a necessidade de se estudar a África e suas artes

Museu Paulista traz no novo número de sua revista artigos que desvendam questões poucos exploradas sobre sociedades africanas

Por - Editorias: Ciências Humanas
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O Museu Paulista (MP) da USP acaba de lançar a nova edição da revista semestral Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material (volume 25, número 2, 2017).

Juliana Bevilacqua, pesquisadora no Masp, introduz o número com um texto que trata da tímida participação do Brasil no que se refere a pesquisas sobre arte e cultura material africana.

O volume traz ainda artigos como o de Márcia Almeida, que aborda o uso de contas de vidro por populações da África Centro-Ocidental. Já Jorge Pimentel Cintra escreve sobre os limites das capitanias hereditárias do sul do Brasil e o conceito de território a partir de entendimentos da época.

Tábua, dístico de casamento. Cabinda. Angola. Depósito dos Missionários do Espírito Santo, 1984.

Na seção Museus, o destaque é para o artigo O silêncio dos inocentes: o papel dos animais em narrativas expositivas, que investiga as funções comunicativas exercidas por animais em exposições de museus de história natural, assinado por Mariana Galera Soler e Maria Isabel Landim.

Acesse o Portal de Revistas da USP para ler os artigos na íntegra.

Mais informações: e-mail mp@usp.br

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados