Todos são potenciais doadores de córnea

De acordo com o professor Eduardo Rocha, a lista de exclusão aponta doenças específicas que serão avaliadas antes do transplante

 25/10/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

No “Fique de Olho” desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre o processo de doação de córnea utilizado para transplante. Rocha explica que a equipe de saúde procura a família do paciente falecido para perguntar sobre a intenção da doação. Em caso afirmativo, equipes treinadas colhem e preparam a córnea para outro paciente, em um processo que dura cerca de 24 horas.

Rocha  alerta que todos podem ser potenciais doadores, porque a lista de exclusão são para doenças específicas que serão avaliadas no prontuário do possível doador, antes da realização do transplante. A fila de doação é única, regionalizada e, além disso, para os receptores, há exceções, como casos mais graves, que precisam ser priorizadas de acordo com avaliação da câmara técnica de transplante de córnea. Ouça, acima, na íntegra, a coluna do professor Eduardo Rocha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.