Diretrizes mundiais para fisioterapia pós-covid têm tradução de pesquisadoras da USP

Versão em português do Brasil foi coordenada por professora e doutoranda da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP

 03/02/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Foto: 123RF

.
Fadiga, falta de ar e redução da atividade funcional são alguns sintomas persistentes da covid-19 ou consequência de um longo período hospitalizado pela doença. O tratamento exige o cuidado de uma equipe multiprofissional, que deve contar com fisioterapeutas.

Para nortear os cuidados desses pacientes, a World Confederation for Physical Therapy (WCPT) reuniu especialistas para traçar as diretrizes sobre o tratamento fisioterapêutico de adultos que tiveram covid-19 e convidou profissionais de todo o mundo para fazer a tradução em diversos idiomas. No Brasil, a tradução em português foi coordenada pela professora Ada Clarice Gastaldi e pela doutoranda Alessandra Fabiane Lago, ambas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Com o título Manejo fisioterapêutico para a covid-19 no ambiente hospitalar agudo e tardio: uma atualização das recomendações da prática clínica, as orientações estão disponíveis neste link.

“A WCPT é o maior órgão da profissão no mundo, que desde o início da pandemia trabalhou por divulgar informações confiáveis e de interesse para a prática clínica dos fisioterapeutas. A preocupação com as versões para as diversas línguas é parte do seu compromisso com os profissionais, com o acesso mais fácil e mais rápido às informações”, conta a professora.

O documento atualizado, publicado em dezembro de 2021 no Journal of Physiotherapy, conta com informações sobre o planejamento e preparação da equipe de trabalho de fisioterapia; realização de intervenções de fisioterapia de vias respiratórios e de reabilitação; e requisitos para o uso de equipamento de proteção individual (EPI).

Clique aqui para acessar o documento que você encontra em vários idiomas.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.