Primeiro de setembro: Brasil deixa missão de paz no Haiti

Na próxima sexta, Brasil se retira da Minustah (Mission de Nations Unies pour la Stabilisation en Haiti) 13 anos depois de sua chegada

 30/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, Pedro Dallari faz um apanhado do que foi a missão de paz brasileira no Haiti. No começo deste século, após um golpe de Estado que nunca ficou bem esclarecido, a ONU convidou alguns países para uma missão de paz no Haiti, e o Brasil foi o maior deles. Isso em 2004, e o nome da missão ficou sendo Minustah, sigla em francês. Além de toda a pobreza daquele país, em 2010 o Haiti sofreu um terremoto avassalador, que matou 300 mil pessoas – 3 % da população – e no qual morreu uma importante figura brasileira: Zilda Arns. O Brasil chegou a mandar 37 mil soldados nessa missão. Nem todos ao mesmo tempo, obviamente, mas esse foi o total. Agora, em 1º de setembro, o Brasil tira todos os seus homens da missão. A consequência desse e de outros importantes fatos envolvendo o mais pobre país da América Latina você confere neste post.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.