Especialistas analisam propostas de Trump para economia

Segundo eles, pode-se esperar uma guinada protecionista e consequências importantes para o mercado internacional

Por - Editorias: Atualidades, TV USP
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

No terceiro episódio do especial sobre a posse de Donald Trump, acompanhe a entrevista do jornalista Lucas Almeida com Pedro Feliú Ribeiro, professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP:
.


.
O novo presidente americano eleito, Donald Trump, pode trazer grandes mudanças para a economia americana. O magnata apresentou propostas protecionistas, como a renegociação dos acordos do NAFTA e possibilidade de aumentar os impostos de produtos importados da China.

Para o professor Gilson Schwartz, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, pode-se esperar uma guinada protecionista e uma mudanças nas políticas tributárias e sociais dos Estados Unidos. Essas transformações podem “aumentar o tamanho do mercado americano  doméstico, favorecendo o ressurgimento de uma classe média, que foi destruída ao longo das últimas décadas”, afirma.

O professor Pedro Feliú Ribeiro, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, acredita que Trump pode ter dificuldades para implantar essas medidas. “Para fazer isso, Trump precisará do Congresso Nacional e as instituições americanas podem fazer um contrapeso a esse radicalismo”, explica.

Ainda assim, as propostas econômicas do magnata podem representar problemas na economia nacional. O fechamento do mercado americano, pode comprometer as exportações brasileiras para o país. Além disso, o professor Feliú afirma que o acirramento entre Estados Unidos e China pode demandar um posicionamento brasileiro. Nesse caso, “teremos um enorme desafio que envolve uma escolha de uma estratégia de inserção internacional bastante clara”, revela.
Produção: Lucas Almeida, Victor Matioli, Thales Silva, Lucas Pecoraro, Paula Serra, Luenne Albuquerque e Caio Benedetto.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados