Colunista diz que agora é a vez da bicicleta

Raquel Rolnik informa que cerca de 1% da infraestrutura viária de todas as capitais brasileiras está, atualmente, ocupado por ciclovias

 27/05/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 17:51

São Paulo, assim como outras grandes cidades brasileiras, vive um período de retomada da importância dos chamados modos não motorizados de circulação, o que representa, basicamente, o uso da bicicleta e dos pés como forma de deslocamento. O tema da coluna semanal da professora Raquel Rolnik para a Rádio USP informa que mais de um terço das viagens que ocorrem na região metropolitana de São Paulo se dão a pé.

Foto: Marcos Santos
Foto: Marcos Santos

Entretanto, a infraestrutura de uma cidade como São Paulo, por exemplo, foi historicamente planejada para a locomoção por carros, ou seja, pedestres não têm vez nas ruas, avenidas, túneis e viadutos espalhados pela capital.

A professora Raquel Rolnik lembra, porém, que isso está mudando, já que estamos vivendo, ainda que timidamente, uma alteração de parâmetros: cerca de 1% da infraestrutura viária de todas as capitais do Brasil, informa ela, está ocupada atualmente por ciclovias, as quais, por sua vez, se articulam com a questão dos deslocamentos a pé, uma vez que a bicicleta é um meio não motorizado e não poluente de transporte.

De acordo com a colunista, no Brasil, as cidades que mais implantaram ciclovias foram Rio Branco, no Acre, e Aracaju, em Sergipe; já quando nos referimos à extensão por quilômetros, a maior rede é a do Rio de Janeiro. Por sua vez, São Paulo e Brasília foram as que mais ampliaram sua infraestrutura para a locomoção por meio de bicicletas nos últimos anos.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.