A desagregação dos pilares sociais, um sinal dos nossos tempos

A internet apenas acelerou o processo de desagregação dos pilares sociais, um fenômeno que, na verdade, já vinha ocorrendo desde o final do século 20

 16/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 06/04/2017 as 15:56

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px
.

Foto: Visualhunt
Foto: Visualhunt

Em tempos virtuais, a solidão é uma realidade da qual não se pode fugir, o que é algo muito paradoxal em um momento em que as redes sociais dão o tom. Ocorre, porém, que acessar amigos por meio do celular ou de qualquer outro dispositivo não significa o mesmo que conviver com eles. À medida que os relacionamentos se tornam virtualizados, as pessoas perdem o contato umas com as outras. Essa desagregação social pode levar à destruição de alguns valores da coletividade, diz Luli Radfahrer em sua coluna semanal para a Rádio USP. Já não existe, segundo ele, locais onde se possa construir uma identidade social, função que, no passado, era exercida pelo grupo familiar, pela Igreja, pela escola ou pelo trabalho.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.