USP Talks retorna ao Masp com debate sobre os primeiros humanos do Brasil

Evento presencial e gratuito leva pesquisadores à Avenida Paulista para falar sobre os mistérios do povoamento das Américas. Acontece no dia 30 de novembro, às 18h, no auditório do Museu de Arte de São Paulo, com exposição e brindes

 22/11/2023 - Publicado há 5 meses
Por
O pesquisador Rodrigo Elias de Oliveira, do LAAAE USP, trabalha na escavação de fósseis humanos numa caverna de Lagoa Santa (MG), onde foram encontrados os esqueletos do chamado Povo de Luzia – Foto: André Strauss / MAE USP

Quem foram os primeiros habitantes desse território que hoje chamamos de Brasil? De onde vieram, quando chegaram e como viviam esses pioneiros da espécie humana na América do Sul? Este será o tema do próximo evento da série USP Talks, que acontece dia 30 de novembro, das 18h às 19h30, no auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), na Avenida Paulista, 1578, na capital paulista.

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição. Os palestrantes da noite serão a professora Ximena Villagran e o professor André Strauss, ambos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, especialistas no estudo do povoamento das Américas e da história profunda dos povos originários do nosso continente.

É uma história cheia de mistérios, polêmicas e páginas ainda em branco, que a ciência busca preencher por meio de pistas contidas nos genes, ossos, artefatos e pinturas que esses primeiros povos sul-americanos deixaram para trás. A personagem mais ilustre dessa narrativa é Luzia, uma jovem cujo crânio foi encontrado por pesquisadores ainda na década de 1970, na região de Lagoa Santa (MG), e que é considerada o fóssil humano mais antigo das Américas, com cerca de 13.500 anos.

Mas qual foi, exatamente, o papel que Luzia e seus semelhantes desempenharam no povoamento da América do Sul e do Brasil? Foram os primeiros a chegar aqui? Será que deixaram descendentes? Como era seu estilo de vida, e qual a relação deles com os povos indígenas brasileiros?

Essas e muitas outras questões serão abordadas no evento, incluindo o acirrado debate sobre a origem (natural ou antrópica) dos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no Piauí; as controversas hipóteses de migrações transpacíficas vindas da Polinésia; e as implicações do tão esperado sequenciamento do DNA fóssil dos Povos de Luzia, que está em andamento na USP.

Representação da face de Luzia; crânio de um indivíduo do Povo de Luzia, escavado na Lapa do Santo (MG), e ponta de flecha da região sul do Brasil — pistas do povoamento das Américas – Fotos: André Strauss e Mauricio de Paiva / MAE USP

Sobre os palestrantes

  • Ximena Villagran; arqueóloga e antropóloga; professora do MAE-USP; especialista em povoamento das Américas, domesticação das paisagens das terras baixas da América do Sul e sociedades marítimas da costa brasileira;
  • André Strauss; bioarqueólogo, professor do MAE-USP, especialista em antropologia evolutiva, com foco no povoamento das Américas e na biografia dos Povos de Luzia; responsável pela escavação do sítio arqueológico da Lapa do Santo (MG).

Exposição e brindes

O evento é presencial e não haverá transmissão ao vivo. O público presente terá a oportunidade de manusear réplicas de crânios e artefatos antigos; e os primeiros a chegar ganharão réplicas em miniatura do rosto de Luzia.

Cada palestrante fará uma apresentação de 20 minutos, com oportunidade para perguntas da plateia na sequência. A apresentação e mediação serão feitas pelo jornalista Herton Escobar, do Jornal da USP.

O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP, lançada em 2016, com a proposta de aproximar a Universidade da sociedade por meio de eventos presenciais em que especialistas discutem temas importantes do noticiário nacional. Os vídeos de todos os eventos estão disponíveis no YouTube, no canal do USP Talks e no Canal USP.

Serviço

  • Evento: USP TALKS #52 / Os primeiros humanos no Brasil: quem foram, quando chegaram e como viveram?
  • Dia: 30/11/2023 (quinta-feira)
  • Horário: das 18h às 19h30
  • Local: Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
    Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
    São Paulo, SP
  • Ingressos: Retirada no dia do evento, a partir das 17h, na bilheteria física do Masp. Não é necessária inscrição prévia
    (lotação: 344 pessoas)

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.