Das pirâmides à Universidade: Museu da USP recebe doação de livros sobre Egito Antigo

Doação de cerca de 2 mil livros de egiptologia ao Museu de Arqueologia e Etnologia, provenientes da coleção de Antonio Brancaglion Junior, arqueólogo falecido em 2021, enriquece acervo da USP

 11/12/2023 - Publicado há 5 meses
Por
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP recebe acervo na área de egiptologia – Foto: Divulgação/MAE USP

.
No passado, o Egito era uma terra dominada por poderosos faraós e maravilhas arquitetônicas, parte de um legado que permanece vivo na memória de historiadores e interessados no assunto. No presente, o fascínio pela cultura do Egito Antigo continua motivando pesquisadores do mundo todo, inclusive do Brasil, a dedicar suas carreiras para mapear cada aspecto da civilização milenar. 

Nesse contexto, a Biblioteca do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP recebeu uma doação significativa proveniente da família do renomado arqueólogo brasileiro Antonio Brancaglion Junior, falecido em 2021 aos 57 anos. Sua coleção de livros, que abrange vastos conhecimentos sobre egiptologia e outras áreas correlatas, foi cedida à biblioteca do MAE.

A doação compreende aproximadamente 2 mil livros, a maioria deles sobre egiptologia, abrangendo temas como história, arte egípcia, arqueologia e civilizações antigas. Mônica da Silva Amaral, bibliotecária e supervisora técnica de serviços do MAE, relatou que o processo de recebimento e catalogação iniciou-se “em agosto de 2023, após uma visita à residência de Brancaglion para retirar os volumes”.

Os livros, que estavam sem utilização desde o falecimento do arqueólogo, passaram por um processo de higienização e catalogação. “Até o momento, cerca de 700 obras foram catalogadas e algumas estão disponíveis para empréstimo”, conta ela. A equipe da biblioteca, formada por Mônica e dois estagiários, tem utilizado o catálogo da Library of Congress –  a biblioteca nacional dos Estados Unidos que é considerada a maior biblioteca do mundo em termos de coleções – para realizar a catalogação, inserindo metadados essenciais como autor, título e assunto, além de fornecer uma indexação detalhada do conteúdo de cada livro.

Parte das obras sobre o Egito Antigo já estão disponíveis para empréstimos – Foto: Divulgação/MAE USP

.
A coleção de Brancaglion, que realizou suas pesquisas de mestrado e o doutorado em Arqueologia Egípcia pela USP, enriquece o acervo da biblioteca do MAE, ampliando as possibilidades de pesquisa e estudo para os alunos e pesquisadores da Universidade. Para a bibliotecária, “a doação foi fundamental para suprir lacunas existentes na biblioteca, especialmente em relação à egiptologia, considerando que a verba anual para aquisição de livros é limitada”. 

De acordo com a especialista, a doação representa não apenas uma contribuição generosa para a biblioteca do MAE, mas também uma valiosa herança do conhecimento deixado por Antonio Brancaglion Junior, perpetuando seu trabalho e paixão pela egiptologia para as gerações futuras de estudiosos e pesquisadores.

Antonio Brancaglion Junior- Foto: Wikimedia Commons

Quem foi Brancaglion Junior?

Antonio Brancaglion Junior deixou um legado notável no campo da arqueologia e da egiptologia. Foi reconhecido como o primeiro sul-americano a integrar o Instituto de Arqueologia Oriental do Cairo e o Comitê de Egiptologia do Conselho Internacional de Museus. 

Com uma trajetória profissional diversificada, atuou como curador da coleção egípcia no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ) e contribuiu como professor em diversas instituições, incluindo a USP e a FAAP.

Serviço:

A Biblioteca do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP está localizada na Av. Prof. Almeida Prado, 1.466, na Cidade Universitária, em São Paulo, SP. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Site oficial: https://mae.usp.br

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.