USP Talks debate o encarceramento no Brasil e seus impactos para a democracia e para a sociedade

Evento presencial será nesta quinta, dia 28 de setembro, às 18 horas, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista 1578, em São Paulo

 25/09/2023 - Publicado há 7 meses
Evento presencial será no Auditório do Masp, em São Paulo – Foto: Divulgação/USP Talks

.
Nas últimas décadas, o crescimento das cidades e o medo da população diante do aumento da criminalidade levaram as autoridades a apostarem em políticas de segurança e de justiça que se revelaram ineficazes e malsucedidas. As polícias militares foram enviadas aos bairros pobres, vistos como perigosos, para atuarem numa guerra diária contra os suspeitos de sempre – homens, jovens e negros. Em vez de diminuir os conflitos, essas ações estão ajudando a produzir mais mortes e encarceramento em massa, superlotando os presídios do País, que passaram a ser geridos por facções. O suposto remédio causou efeitos colaterais inesperados: o Brasil gasta muito dinheiro para piorar as pessoas no sistema penitenciário abarrotado e empurrá-las para carreiras criminais cada vez mais rentáveis.

Qual o quadro do encarceramento na atualidade? Como afeta as famílias e a sociedade? Como pensar em formas alternativas para lidar com esse desafio? Essas são algumas das questões do próximo USP Talks, que terá como palestrantes o professor Marcos César Alvarez, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e da professora Ana Gabriela Mendes Braga, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Franca).

O evento acontece no dia 28 de setembro, das 18h às 19h15, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, 1578, com entrada livre e gratuita, sem necessidade de inscrição. Cada convidado fará uma apresentação de 15 minutos, seguida de debate com a plateia. Sobre os nossos palestrantes:

Ana Gabriela Mendes Braga – Professora de Direito da Universidade Estadual Paulista (FCHS- Unesp- Franca) e chefe do Departamento de Direito Público. Coordenadora do Nepal (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Aprisionamentos e Liberdades) e do projeto de Extensão C.E.L. (Cárcere, Expressão e Liberdade). Ex-diretora, e atualmente associada, da Rede de Pesquisa Empírica em Direito (Reed).

Marcos César Alvarez – Professor de Sociologia da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP). Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Direitos Humanos, Ensino e Pesquisa (Andhep). Foi diretor de Publicações da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais e editor da Revista Brasileira de Ciências Sociais.

A mediação será feita pelo jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Bruno Paes Manso.

A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do evento (340) lugares. Não haverá transmissão ao vivo, mas a gravação será disponibilizada posteriormente no canal do USP Talks no YouTube.

O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP, lançada em 2016, com a proposta de aproximar a Universidade da sociedade por meio de eventos presenciais em que especialistas discutem temas importantes do noticiário nacional. Os vídeos de todos os eventos estão disponíveis no YouTube, no canal do USP Talks e no Canal USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.