No próximo dia 10 de junho, a USP sediará a Feira Cultural da Coreia 2022. O evento apresentará a cultura coreana através da degustação de comida típica, jogos e danças tradicionais, além de atividades interativas, como visita a pontos turísticos com óculos de realidade virtual.
A feira acontece das 12h às 16h no Centro Intercultural Internacional da USP, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, no Butantã. Para participar, é necessário se inscrever neste formulário. Veja a programação completa aqui, onde também é possível acessar um QR Code para inscrição.
A programação está dividida por zonas de visita, e contará com atividades envolvendo o Hangeul, que é o alfabeto coreano. Na zona de Hangeul, o visitante poderá receber um marcador de página personalizado com seu nome.
Já na zona Hansik, haverá exposição e degustação de pratos da culinária coreana, como o kimchi – um vegetal em conserva com condimentos. A zona de jogos vai possibilitar ao público conhecer e praticar jogos tradicionais que utilizam flechas e petecas, como o tuho e o jegi chagi.
A Feira Cultural da Coreia 2022 terá, ainda, apresentações de danças tradicionais e de K-pop, além de uma área voltada à educação, onde os visitantes poderão obter informações sobre intercâmbio e bolsas de estudo.
Para cada zona visitada, o participante recebe um carimbo. Ao final, é possível adquirir brindes originais da Coreia.
Ambiente multicultural
Inaugurado em novembro do ano passado, o Centro Intercultural Internacional da USP é um local para convívio de diferentes culturas, troca de experiências e uma rede de parcerias internacionais.
O centro fica localizado em frente ao Korea Corner, um espaço dedicado à divulgação da cultura coreana e de oportunidades de parcerias e intercâmbio na Coreia. Para conhecer o Korea Corner em detalhes, faça um tour virtual clicando aqui.
A exemplo do Korea Corner, outros países devem inaugurar em breve seus espaços no novo centro, como Irlanda, Israel, França, Índia, Alemanha e Itália. Além do espaço intercultural, o centro também possui um Escritório de Recepção Acadêmica aos Estrangeiros e Instituições Nacionais, que oferece informações sobre procedimentos de intercâmbio, documentação junto à Polícia Federal e recepção às delegações que visitam anualmente a Universidade.
O local também deverá concentrar os encontros do programa USP iFriends e oferecerá oficinas informativas, para orientar alunos de intercâmbio e divulgar oportunidades no Brasil e no exterior.