Agência de Inovação seleciona alunos para intercâmbio

Alunos de graduação têm até 31/5 para se inscrever no Programa de Bolsas de Intercâmbio – Empreendedorismo

22/05/2017 - Publicado há 7 anos

Estão aberta, até 31 de maio, as inscrições para o Programa de Bolsas de Intercâmbio para os Alunos de Graduação da USP, modalidade Empreendedorismo. O programa tem o objetivo de proporcionar aos alunos experiência internacional em atividades que envolvam inovação e empreendedorismo. O período para realização do intercâmbio é de 1º de setembro de 2017 a 31 de agosto de 2018.

Para participar, o aluno deve ter concluído pelo menos dois semestres, 20% do total dos créditos do curso no qual está matriculado e não ter dependências em disciplinas obrigatórias. O interessado também deve entrar em contato com a instituição de ensino no exterior na qual deseja estudar e obter a carta de aceite, uma vez que a Agência não indicará as instituições para estágio. Caso a instituição de destino solicite, o aluno deverá providenciar um comprovante de proficiência no idioma estrangeiro.

Não há um número predeterminado de bolsas que serão ofertadas, mas o montante total de recursos destinados ao programa é de R$ 1,1 milhão. O valor do auxílio varia entre R$ 4,8 mil e R$ 25 mil e depende do país de destino e da duração do intercâmbio.

A Agência USP de Inovação (Auspin) é responsável por gerir e selecionar as bolsas, levando em conta quesitos como o grau de inovação e originalidade do projeto apresentado no plano de atividades, a classificação da instituição no exterior em rankings mundiais e habitats de inovação e a participação do aluno em atividades e cursos relacionados à inovação e ao empreendedorismo. Outros pontos prioritários para a análise da inscrição são projetos vinculados à conclusão do curso e estágios que não interrompam o ano letivo, realizados no período de férias da graduação.

A relação de aprovados será divulgada na página da Agência entre os dias 1º e 15 de julho. Os candidatos devem manifestar interesse na realização do intercâmbio em até sete dias após a aprovação, caso contrário, serão desconsiderados do processo.

O edital completo está disponível na internet. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 31 de maio, pelo sistema Mundus. Mais informações pelo e-mail bolsainovacao@usp.br.