Evento é promovido por pesquisadores do único curso de graduação em coreano da América do Sul - Foto: Pixabay

1º Simpósio de Literatura Coreana da América do Sul ocorre na USP

Evento vai reunir 12 pesquisadores brasileiros das mais diferentes áreas de formação para debater a expansão da literatura coreana no Brasil; inscrições se encerram próximo sábado, dia 3

 02/09/2022 - Publicado há 2 anos

Danilo Queiroz

A cultura coreana está em expansão no Brasil mais do que se possa imaginar. Essa onda coreana, chamada de Hallyu, tem se popularizado cada vez mais. Seja por meio das dramas – as séries desenvolvidas na Coreia do Sul -, das músicas de K-Pop (pop coreano) ou até por meio dos livros coreanos, esse movimento tem expressado a necessidade de conhecer culturas para além das linguagens ocidentais, e compreender que os países orientais não são todos iguais.

Foi assim que surgiu a ideia de realizar o 1º Simpósio de Literatura Coreana no Brasil, promovido pelo Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. De acordo com a organização, o evento partiu de um desejo de debater algo que está em alta no nosso país, como os livros traduzidos do coreano para o português, por meio de uma ótica diversa. A ideia é abarcar uma variedade de abordagens com diferentes especialistas. 

As inscrições podem ser feitas até sábado, 3. O evento será realizado nos dias 5 e 6 de setembro, das 9 às 12 horas, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Para sua realização, o simpósio terá a contribuição de pesquisadores não só da USP, mas de outras universidades. Dentre elas, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Para a pesquisadora Maria Gabriela Pedrosa, mestranda em teoria da literatura pela UFPE, “a pesquisa só funciona, de fato, quando é feita por meio de uma pluralidade de vozes”.

“Espero que minha presença, bem como a de outros colegas, mostre aos espectadores do simpósio que residem na região do Nordeste que é possível pesquisar literatura coreana fora do eixo Sul-Sudeste”, afirma Maria, que fará uma apresentação sobre as referências intermidiáticas no texto da escritora sul-coreana Han Kang.

Maria Gabriela Pedrosa é mestranda em Teoria Literária na UFPE - Foto: arquivo pessoal

Luis Girão é pós-doutorando em Estudos Coreanos pela FFLCH - Foto: Lattes / Reprodução

O evento do dia 5 será iniciado pela professora Yun Jung Im, coordenadora do curso de Língua e Literatura Coreana da USP e idealizadora do simpósio, e tem co-coordenação de Luis Girão.

 “É a primeira vez que um evento acadêmico em língua portuguesa se detém nesse tema. É comum encontrarmos eventos internacionais sobre a literatura coreana em línguas inglesa e hispânica, por exemplo, contudo, em língua portuguesa, é feito inédito”, conta Girão, pós-doutorando em Estudos Coreanos pelo Departamento de Letras Orientais.

Entre as obras da literatura coreana, serão debatidas: Aula de Grego, Trilogia Espelho, Onda e Sombra, além de A Vegetariana, o romance mais conhecido no Brasil, da autora Han Kang.

Outro destaque será para as pesquisas acerca da literatura infantil coreana, além das Webtoons, quadrinhos coreanos disponibilizados na internet. Veja a programação completa abaixo.

Inscrições

O simpósio é voltado ao público em geral e será realizado de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo Youtube, contudo restrita aos inscritos. Por isso, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição acessando o formulário disponibilizado pelos organizadores neste link. Quem se inscrever, receberá o link de acesso para a transmissão por e-mail. 

O evento será gravado e disponibilizado no canal da FFLCH no Youtube. A emissão de certificado será feita apenas para as pessoas que realizarem inscrição prévia e registrarem presença nos dois dias do evento. 

O 1º Simpósio de Literatura Coreana da USP é uma iniciativa do grupo de pesquisa Hallyu – Estudos Coreanos, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) junto à USP.

Programação

Cultura coreana

A área de Língua e Cultura Coreana da USP é o primeiro e único curso de graduação em Coreano existente na América do Sul, e já é considerado um dos principais polos dos Estudos Coreanos na América Latina. O 1º Simpósio de Literatura Coreana da USP pretende reforçar ainda mais a importância de debater as diversidade étnicas.

Mais informações sobre o 1º Simpósio de Literatura Coreana da USP: cestudoscoreanos@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.