“USP Pensa Brasil” debaterá as contribuições da Universidade para a COP 30, que será realizada na Amazônia em 2025

Além de participar das discussões, a Universidade pretende apresentar o Censo USP sobre projetos voltados ao meio ambiente e sustentabilidade

20/03/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 25/03/2024 as 18:46
Rio Madeira em Humaitá, na Amazonia – Foto: Valéria Dias/Acervo Jornal da USP

Mudanças climáticas; Inclusão social e sustentabilidade; Sociedade civil e o meio ambiente; Existe um desenvolvimento verde?. Esses serão os principais temas debatidos na terceira edição do USP Pensa Brasil, denominada COP 30: Desafios para o Brasil, a ser realizado no próximo mês de agosto. “A edição deste ano pretende apontar, com um ano de antecedência, as contribuições que a Universidade poderá levar para este importante debate que envolve o planeta”, anunciou a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, na última reunião do Conselho Universitário da USP, na terça-feira passada, 19 de março.

Maria Arminda do Nascimento Arruda – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

“Alcançando sua terceira edição em 2024, o seminário USP Pensa Brasil se transformou num relevante palco para que a Universidade possa se reunir e debater temas centrais da agenda do País”, lembra o documento preparatório do evento. E explica as razões da escolha do tema deste ano: “Com a proximidade da COP 30 – Cúpula Climática da Organização das Nações Unidas – a ser realizada em novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará, como também os mais claros sinais de aceleração das mudanças climáticas, o meio ambiente emerge como temática inescapável para qualquer reflexão sobre o futuro do País”.

“Sediada na Floresta Amazônica, a COP 30 terá não somente o peso simbólico de debater o meio ambiente na maior floresta tropical do mundo, mas ocorre num momento decisivo para que as metas de combate às mudanças climáticas sejam cumpridas”, acrescenta o documento. “Em conjunto com outras instâncias da Universidade, que serão convidadas a colaborar, o projeto do próximo USP Pensa Brasil propõe a realização de inédito Censo USP sobre projetos voltados ao meio ambiente e sustentabilidade”, anunciou a vice-reitora na reunião do Conselho Universitário. “A ideia é levá-lo à COP 30, em 2025, como uma de nossas importantes contribuições para essas questões tão emergenciais.”

O evento certo, no lugar certo

Diante da gravidade das mudanças climáticas, a realização da COP 30 na Amazônia brasileira indica ser o evento certo no momento e no lugar certos. Alguma dúvida sobre a importância fundamental da Floresta Amazônica para a manutenção da sustentabilidade do sistema terrestre? A pergunta foi respondida pelo renomado cientista brasileiro Carlos Nobre em sua conferência Antropoceno e o Novo Paradigma Ambiental Brasileiro, no primeiro USP Pensa Brasil realizado em 2022. “[A Amazônia] é um importante elemento do ciclo de carbono e armazena uma enorme quantidade de carbono. Remove muito carbono da atmosfera, é o maior sistema hidrológico do planeta, tem a maior biodiversidade do planeta, 3% de todas as espécies de plantas e animais, tem enorme estabilidade climática, recicla muita água e ainda tem 400 grupos indígenas e 300 idiomas… A Amazônia é um paraíso verde para a estabilidade climática e biológica do planeta. É resultado de milhões de anos de evolução, é o lugar mais biodiverso do planeta, reciclagem muito eficiente de água e de nutrientes.”

Capa do livro: Dilema no Brasil – Foto: Divulgação/Edusp

A longa, rica e ilustrada exposição de Nobre, que antecipava temas que certamente serão discutidos intensamente na próxima COP, está na íntegra no livro Dilemas do Brasil, que reúne todas as exposições e debates realizados no primeiro USP Pensa Brasil realizado em 2022, que foi lançado durante a reunião do Conselho Universitário. Nesta edição do USP Pensa Brasil também foi lançado o Centro Observatório das Instituições, em torno do hoje ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que já organizou o evento Mulheres e Instituições: Enfrentamento da Desigualdade de Gênero nas Carreiras Científicas e no Sistema de Justiça do Brasil, realizado no dia 8 de março passado.

A edição do USP Pensa Brasil, que ocorreu no último ano do governo anterior, abriu as portas para debates entre expositores e uma plateia de angustiados pelo momento vivido pelo Brasil e ansiosos por um desanuviamento do horizonte político e social. “O seminário retomou as contribuições que nos permitiram refletir criativa e inovadoramente e, portanto, projetar os rumos do futuro”, lembra a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, na apresentação do livro.

Na reunião do Conselho Universitário, também foi apresentado um vídeo sobre o segundo evento USP Pensa Brasil, realizado no ano passado, cujo tema foi A Produção do Comum Numa Sociedade Fraturada, no qual os debates giraram em torno de como oxigenar a vida da sociedade brasileira depois de anos em que o horizonte se mostrava proceloso.

O futuro, referido acima pela vice-reitora, aponta para o agravamento das ameaças e os descompassos provocados pela crise climática. Por isso, a escolha da Floresta Amazônica, como sede da próxima COP, é uma oportunidade única para que enviados de todas as partes do globo conheçam de perto esse privilegiado espaço do Brasil e países vizinhos, e seu potencial para contribuir para, pelo menos, amainá-las.

Assista ao vídeo apresentado na reunião do Conselho Universitário: