USP oferece curso de português para estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica

Curso promovido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional é dirigido aos alunos da USP de intercâmbio de graduação e alunos estrangeiros de pós-graduação stricto sensu; inscrições terminam nesta sexta, dia 11 de agosto

07/08/2023 - Publicado há 9 meses
Curso busca desenvolver no aluno a capacidade de compreender e descrever acontecimentos presentes em língua portuguesa – Foto: Freepik

.
A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) tem inscrições abertas até sexta-feira, dia 11 de agosto, para o Language Education Programme at USP, curso de português para estrangeiros presencial, de introdução à compreensão e à produção de textos orais e escritos em língua portuguesa. As inscrições deverão ser realizadas on-line pelo Sistema Mundus neste link, no menu “editais” e “exchange students”, buscando pelo edital número 1773/2023. Não é necessário login no sistema, basta ir à área de acesso público.

O curso tem a duração de 8 semanas, de 21 de agosto a 26 de outubro, e é dirigido aos alunos da USP de intercâmbio de graduação e alunos estrangeiros de pós-graduação stricto sensu. As aulas acontecem de segunda e quinta-feira, das 17h às 18h30, no 3º andar do Bloco B, do prédio do Centro de Difusão Internacional (CDI), que fica na avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues 310, na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo.

É gratuito, presencial e ensina o estudante a desenvolver a capacidade de compreender e descrever acontecimentos presentes em língua portuguesa, ampliando sua capacidade crítica e relacionadas às questões interculturais, especialmente no universo acadêmico.

A Aucani, levando em conta os requisitos do edital disponível neste link, analisará as candidaturas considerando a ordem de inscrição. O resultado dos alunos aprovados será publicado no dia 17 de agosto no sistema Mundus e no site da Aucani. Haverá uma segunda chamada, caso houver vaga remanescente, e a convocação realizada por e-mail USP do aluno.

O conteúdo programático do curso inclui:

• Características da língua e da cultura do Brasil
  • Textos institucionais da USP (emails, boletins, convites, informes, editais, avisos, etc)
  • A circulação na USP (estrutura organizacional, nomes, siglas, endereços, transporte e pedidos de informações)
  • Alimentação – ambientes, valores, culinária
  • Manifestações culturais brasileiras
  • Espaços e fontes de pesquisa
  • Sistemas de Avaliação (prova, teste, trabalhos, seminários, etc)
  • Produção de trabalhos acadêmicos
  • Circulação pela cidade de São Paulo
  • As regiões brasileiras e suas especificidades (linguística, geográfica, etc)

A iniciativa é uma parceria entre a Aucani e o Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação (FE) da USP.

Para mais informações, consulte o site da Aucani ou entre em contato pelo e-mail aucani.idiomas@usp.br.