USP lança disciplina de divulgação científica para alunos da graduação

Matrícula na optativa livre deve ser realizada de 26 de setembro a 18 de outubro pelo Sistema Júpiter

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn1Print this pageEmail
As atividades da disciplina serão on-line, mas haverá palestras e seminários presenciais – Foto: Visualhunt

A partir desta terça-feira, 26 de setembro, todos os estudantes de graduação da USP poderão se inscrever em uma nova disciplina: Tópicos de Pesquisas nas Ciências Contemporâneas, oferecida pela Pró-Reitoria de Graduação.

A proposta é oferecer uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, a partir da qual os alunos deverão desenvolver repertórios de leitura e redação de textos de divulgação científica.

Em videoaulas, professores da USP falarão de temas como física, astronomia, engenharia, neurociências, meio ambiente, inteligência artificial e modelos computacionais aplicados à sociologia. A cada oferta da disciplina, novos temas serão adicionados ao banco de assuntos abordados.

A partir desse conhecimento teórico, os alunos vão produzir textos de divulgação científica. Esses textos serão compartilhados entre pares de estudantes da disciplina, que deverão atuar em um sistema de revisão da forma, conteúdo, estilo e, sobretudo, do uso da língua portuguesa. Ao final da disciplina, os melhores textos poderão compor uma publicação de divulgação científica.

Os responsáveis pela disciplina são os professores Enos Picazzio, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), e Osame Kinouchi Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

A disciplina é optativa livre e oferece mil vagas. As aulas começam no dia 23 de outubro e se estenderão ao longo do primeiro semestre de 2018. As atividades da disciplina serão on-line e permanecerão abertas pelo período de uma semana. A participação presencial ocorrerá de acordo com o calendário de palestras e seminários que serão divulgados.

A carga horária total da disciplina é de 75 horas, que compreendem três créditos (um crédito-aula e dois créditos-trabalho). As matrículas devem ser realizadas pelo Sistema Júpiter, de 26 de setembro a 18 de outubro, na área Requerimento > Requerimento de matrícula.

Essa é a segunda disciplina criada pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, voltada a toda a comunidade de estudantes. A primeira, relacionada à prática esportiva, foi lançada no início do ano.