Semana tem eventos on-line com especialistas da USP

Webinars, lives e outros encontros on-line, realizados com pesquisadores e gestores da USP, podem ser acompanhados gratuitamente pela internet

 06/07/2020 - Publicado há 4 anos
Foto: Visual Hunt

.

Pesquisadores e gestores da USP participam nesta semana de webinars, lives, seminários e outros encontros que podem ser acompanhados gratuitamente pela internet. Confira alguns eventos selecionados pelo Jornal da USP.
.

Dia 6 de julho – segunda-feira

Violência contra a pessoa idosa

Às 14h, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove neste link o webinar Violência contra a pessoa idosa, com discussões sobre o problema de saúde pública que ocorre geralmente na intimidade dos domicílios. Participam do evento Marília Anselma Viana Berzins, presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe); Iadya Gama Maio, procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte; Karla Cristina Giacomin, médica geriatra e coordenadora de Frente Nacional de Fortalecimento das ILPIs; além da debatedora Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, professora da Escola de Enfermagem (EE) da USP, e da mediadora Helena Akemi Wada Watanabe, professora da FSP.


Dia 7 de julho – terça-feira

THE – Latin America Universities Summit

O evento THE – Latin America Universities Summit contará com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan, e do professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Para conferir a transmissão pela internet, a partir das 8 horas (horário da Cidade do México), é preciso fazer a inscrição gratuita neste link.  O encontro vai reunir gestores de várias instituições da América Latina para avaliar como as universidades de pesquisa podem responder aos desafios gerados pela pandemia da covid-19 em relação ao ensino superior e à sociedade em geral. O evento é promovido pela Times Higher Education (THE), publicação referência na área de educação superior, responsável pelo ranking mundial de universidades THE World University Rankings. O programa completo do evento pode ser conferido aqui.

Captação de recursos para pesquisas: desafios e oportunidades atuais

O Programa de Pós-Graduação em Pediatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) promove o 1o. Ciclo de Palestras de Incentivo à Pesquisa em um evento on-line com o professor Emmanuel de Almeida Burdmann, da disciplina de nefrologia. O objetivo é discutir a captação de recursos para pesquisa. A transmissão pela internet começa às 11h15 com acesso neste link.

Integração entre Áreas do Conhecimento

O segundo encontro do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica, promovido pela Cátedra de Educação Básica do IEA-USP, terá transmissão on-line neste link a partir das 16h15. O evento tem na programação a Relação entre Língua Materna e Matemática, com Nílson Machado; a Integração entre Ciências da Natureza e Matemática, com Luís Carlos Menezes; e a Questão das Ciências Humanas e Ciências Naturais, com Naomar Almeida Filho. Depois das apresentações, haverá discussão em grupo e uma plenária de compartilhamento.

Faísca NeuroMat: Depois da queda da motocicleta

O novo episódio do Faísca NeuroMat vai falar sobre a lesão do plexo braquial, que ocorre principalmente em acidentes de trânsito com motocicletas. Considerando o atual contexto brasileiro na pandemia da covid-19, de distanciamento social e o aumento de entregas utilizando serviços de motocicletas, o número de acidentes com esse veículo tende a crescer, o que também causa um grave problema de saúde pública. O evento será transmitido a partir das 18h neste link e terá a participação da bióloga Claudia Vargas, da UFRJ. O Faísca NeuroMat é uma iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), e tem como objetivo apresentar ao público conceitos científicos, relacionando-os com questões que estão em destaque nos noticiários. A iniciativa tem apoio da FAPESP e da USP.

Projetos de vida – Fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais

A partir das 19 horas, professores da USP Valéria Amorim Arantes e Viviane Pinheiro, ambas da Faculdade de Educação (FE), e Ulisses F. Araújo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) falam sobre um dos eixos centrais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é o incentivo à construção dos projetos de vida dos jovens. O conteúdo faz parte do livro Projetos de vida – Fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais, lançado pela Summus Editorial. O evento é promovido na página do programa Good Project Brasil, projeto realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP. A transmissão estará disponível neste link.

Conjeturas sobre Latinoamerica después del Covid-19

Às 19 horas, o Programa de Pós-Graduação Interunidades (Prolam) da USP transmite o encontro Prolam USP Debate neste link, com o sociólogo Atilio Boron, doutor em Ciência Política pela Harvard University, professor da Universidad de Buenos Aires, ex-Secretario Geral do CLACSO e autor de dezenas de livros e artigos sobre a realidade latino-americana. No evento ele vai tratar do que acontece hoje no contexto da América Latina, como se organiza o tabuleiro regional frente aos questionamentos ao modelo neoliberal e, ainda, qual cenário pode se configurar na região pós-covid-19?


Dia 8 de julho – quarta-feira

Integração entre Áreas do Conhecimento

O Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica continua em debate pelo segundo dia e transmissão neste link a partir das 16h15. Os temas são Linguagem e as Ciências, com Lino de Macedo e Elie Ghanem; e Itinerários Formativos de Qualificação para o Trabalho, com Francisco Cordão; com posterior discussão em grupo e plenária de compartilhamento. O evento é promovido pela Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.


Dia 9 de julho – quinta-feira

UrbanSus – Sustentabilidade Urbana: Rios Urbanos e Infraestrutura Verde

O webinário Urbansus Rios Urbanos e a Infraestrutura Verde pretende apresentar soluções contemporâneas da relação de rios e cidades, considerando aspectos ecológicos, prevenção de cheias e criação de mais e melhores espaços públicos para o lazer da população. O evento será transmitido on-line a partir das 9 horas, neste link. Participam da abertura Arlindo Philippi Jr., Marcos Buckeridge e Maria Assunção Franco, que falam sobre o tema Gabriel Gallarza (OIA e Hügato), Carolina Nunes (Humanitat), Luciana Bongiovanni Martins Schenk (IAU USP e Abap), Newton Massafumi (Medialab). O encontro faz parte do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.


Dia 10 de julho – sexta-feira

Ideologia, isolamento e morte. Uma análise dos efeitos do bolsonarismo na pandemia de covid-19

Duas grandes crises simultâneas acontecem no Brasil: com o desdobramento da pandemia da covid-19 e com os conflitos entre várias instituições. O trabalho de Ivan Filipe Fernandes, pesquisador do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (NAP-Caeni) do Instituto de Relações Internacionais da USP, e outros coautores, analisa a relação entre os votos em Bolsonaro nas eleições de 2018 e as taxas de isolamento social e de mortalidade, mostrando que a maior proporção de votos está associada a um maior número de mortes nos municípios brasileiros. O debate será transmitido às 10h30 pela plataforma Zoom neste link e terá como debatedor Manoel Galdino, diretor-executivo da Transparência Brasil.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.