Publicação gratuita explica usos adequados e efeitos de plantas medicinais

Em uma linguagem didática, publicação de grupo de pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP reúne informações sobre genética, histórico das plantas medicinais e fitoterapia; está disponível para download gratuito

04/01/2024 - Publicado há 4 meses
Uso de medicamentos fitoterápicos está em expansão – Arte sobre fotos: Freepik/Esalq

.
“O uso global de medicamentos fitoterápicos (incluindo medicamentos fitoterápicos, suplementos dietéticos e alimentos funcionais) está em plena expansão com uma taxa de cerca de 6% ao ano, segundo estimativas”, informa
a professora Claudia Barros Monteiro Vitorello, do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, na introdução da cartilha Plantas Medicinais e Fitoterapia: Tradição e Ciência. Ela aponta que com o crescimento cada vez mais acelerado da população humana aumentam também os índices de doenças que afetam a humanidade, bem como o número de patógenos, colocando em risco a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

“Nessa perspectiva, e levando em consideração a riqueza de propriedades farmacêuticas em espécies vegetais, é evidente a necessidade de recorrer a pesquisas e estudos sobre os efeitos terapêuticos das plantas”, garante Claudia, que é responsável pela orientação do Grupo de Extensão de Plantas Medicinais (Geplam) da Esalq, que produziu a publicação. O material foi editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e está disponível para download gratuito neste link.

O objetivo da cartilha é trazer uma nova visão sobre as plantas medicinais e fornecer ferramentas necessárias para que as pessoas entendam seu uso e seus efeitos. Em uma linguagem didática, a cartilha reúne informações sobre genética, histórico das plantas medicinais e explicações sobre terminologias, incluindo também respostas para perguntas comuns sobre fitoterapia. “As informações presentes no livro contribuem para compreender e ampliar a visão de mundo e instruir caminhos e cuidados necessários em relação ao mundo das plantas medicinais, aproximando a sociedade das perspectivas e avanços científicos na área”, indicam os representantes do Geplam.

Publicação está disponível on-line para download gratuito – Foto: Divulgação/Esalq

.
“O propósito é conscientizar a comunidade sobre a importância de valorizar as qualidades das plantas medicinais em relação às suas propriedades fitoterápicas e o conhecimento de comunidades tradicionais. Além disso, buscamos esclarecer quem deve prescrever esses produtos, abordar aspectos relacionados à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade brasileira, e destacar os riscos associados ao uso indiscriminado, que aparentemente pode parecer inofensivo, mas que pode levar a sérios problemas”, alertam os autores no início da obra.

Processo de produção

O material envolveu a participação de alunos do curso de Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, e alunos de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas do Departamento de Genética, assim como outros profissionais como nutricionistas e biólogos. “A ideia de produzir um material sobre plantas medicinais está presente desde a criação do Grupo de Extensão de Plantas Medicinais (Esalq/USP), mas a sua concretização se deu a partir de 2021 entre os membros do grupo”, apontou o Geplam.

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de produzir um material com informações precisas, seguras e de amplo acesso para a comunidade dentro e fora da Universidade. Para isso, utiliza bibliografia de autores brasileiros e de outros países, como também dados da legislação brasileira. Esta edição recebeu, ainda, apoio financeiro por meio de edital da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária  (PRCEU) da USP.

Sabedoria tradicional e ciência

Diferentemente da identificação botânica e uso das plantas medicinais, a obra aborda diversos aspectos relacionados, explorando a sabedoria tradicional associada às plantas e se apoia na ciência moderna para responder às dúvidas comuns que as pessoas têm acerca do tema, proporcionando aos leitores uma compreensão mais completa sobre o uso das plantas medicinais.

“O Brasil, com sua vasta extensão territorial e variedade de ecossistemas, abriga uma diversidade única de plantas que podem conter segredos valiosos para a medicina e a saúde humana. Portanto, ressaltamos que a riqueza da biodiversidade vegetal em nosso país nos proporciona um mundo ainda inexplorado de possibilidades, quando o assunto é plantas medicinais e seus potenciais medicinais, sendo esta uma das muitas razões pelas quais devemos prezar pela conservação e preservação dessa riqueza. Valorizar essa biodiversidade não apenas contribui para a saúde da população, mas também para a ciência, a economia e a preservação de um patrimônio natural incomparável”, concluem os autores.

A cartilha Plantas Medicinais e Fitoterapia: Tradição e Ciência está disponível no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). Para baixar, clique aqui

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Fealq