Publicação apresenta pesquisas da USP na área de nutrição e saúde realizadas no último ano

Anuário organizado por grupo de pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP explica de forma didática quais foram os estudos que se destacaram em 2022, como foram desenvolvidos e quais os resultados e conclusões dos pesquisadores

 01/02/2023 - Publicado há 1 ano
Trecho do Anuário Nupens 2022 – Foto: Reprodução/Anuário Nupens

.
Elaborado por pesquisadores e professores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o Anuário do
Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) de 2022 está disponível para acesso e download gratuito neste link. O documento reúne as principais produções científicas do grupo, como artigos e periódicos, que debatem a alimentação a partir de uma perspectiva social e planetária. Para ter acesso à publicação é necessário preencher um breve cadastro.

O consumo de alimentos ultraprocessados, as políticas públicas de alimentação, as mudanças climáticas e os impactos ambientais gerados pela ação humana são alguns dos assuntos dos estudos realizados pelo grupo no último ano. Com uma linguagem fácil e dinâmica, o Anuário sumariza pesquisas feitas relacionadas a cada tema e explica as justificativas, a metodologia, os resultados e as conclusões obtidas em cada uma delas. 

Segundo a própria organização do Anuário, o intuito é acessibilizar as evidências científicas coletadas pelo grupo, para que elas possam ser utilizadas como embasamento acadêmico, inspiração para reportagens e referência nos conhecimentos sobre nutrição e saúde humana. Pensado para atender às demandas de professores, pesquisadores ou qualquer pessoa interessada nos temas, o Anuário Nupens 2022 pode ser acessado e baixado clicando aqui

As pesquisas estão agrupadas em categorias, conforme o tema de estudo:

  • Impacto dos ultraprocessados na saúde humana e planetária (11 pesquisas)
  • Ambientes alimentares (6 pesquisas)
  • Políticas públicas e alimentação e nutrição (10 pesquisas)
  • Modos de comer (7 pesquisas)
Página do Anuário com explicações didáticas sobre a pesquisa – Foto: Reprodução/Nupens

.
O Nupens foi criado em 1990 e desenvolve pesquisas na área da nutrição e saúde, sempre alinhando os estudos com a realidade social brasileira e os problemas globais. Utilizar os conhecimentos nutricionais para combater doenças e colaborar para o bem-estar do planeta é de interesse do grupo desde então.

Além de professores, pesquisadores e estudantes da USP, o núcleo é formado por acadêmicos de outras instituições. Para saber mais sobre o Nupens, acesse a página do grupo neste link.

Para baixar o Anuário Nupens 2022 clique aqui e faça o cadastro.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.