Projeto Sustentarea comemora 10 anos com evento gratuito sobre alimentação sustentável

Núcleo de extensão da Faculdade de Saúde Pública da USP insere o debate sobre alimentação sustentável em uma dimensão política e coletiva; encontro acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro e é aberto ao público

 16/09/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Evento do Sustentarea vai celebrar dez anos do projeto – Foto: Divulgação / Sustentarea

.

A busca de alternativas para a construção de uma sociedade mais sustentável tem sido uma preocupação da ciência diante dos impactos ambientais negativos causados pelo ser humano. É nesse contexto que o Sustentarea, núcleo de extensão da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, busca trazer algumas possibilidades, ao entrelaçar as determinações da ciência com o propósito de consumo consciente. Para celebrar dez anos de criação do projeto e discutir temáticas sobre alimentação saudável, será realizado um evento gratuito e aberto ao público nos dias 27 a 29 de setembro, com inscrições abertas até o dia 20 de setembro neste link.

Construindo Sistemas Alimentares Justos, Saudáveis e Sustentáveis é o tema e proposta central do encontro comemorativo, o qual também dialoga com os princípios da iniciativa, relacionados à saúde alimentar e planetária. A programação do evento inclui oficinas culinárias, palestras e mesas temáticas, uma feira agroecológica com a presença de pequenos agricultores, além de visitas guiadas à horta localizada no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), no campus Butantã, à horta da Faculdade de Medicina da USP e também à loja orgânica do Movimento Sem Terra (MST), o Armazém do Campo. 

Ao levantar pautas como soberania alimentar, fome, desigualdade, consumo excessivo e luta pela terra, esse conjunto  de atividades organizado pelo evento propõe para o público um olhar mais crítico e amplo acerca da alimentação. 

“Queremos fomentar um sistema alimentar mais sustentável, saudável e justo; conectar a população, a Universidade e o setor público; ajudar uns aos outros na construção de um mundo melhor” 

Apresentação do Sustentarea no site do projeto

Coordenadoras Sustentarea
Aline Carvalho e Dirce Marchioni, coordenadoras da comunidade Sustentarea e autoras do livro sobre sistemas alimentares — Imagens: Reprodução/Sustentarea

 

Durante o evento, haverá também o lançamento do livro Sistemas Alimentares e Alimentação Sustentável, cujas autoras, Aline Carvalho e Dirce Marchioni, são coordenadoras do Sustentarea.

O evento poderá ser conferido presencialmente, no Anfiteatro João Yunes, na FSP, Av. Dr. Arnaldo 715, na região central de São Paulo, ou de forma remota, pela transmissão ao vivo no Canal do Sustentarea no Youtube. Para participar de modo presencial, é necessário realizar a inscrição neste link até o dia 20 de setembro.

A programação detalhada pode ser conferida clicando aqui e mais informações estão disponíveis no site e nas redes sociais do Sustentarea: Site | Instagram | Youtube | Facebook

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.