Projeto Métricas amplia comunidade para melhorar gestão das universidades públicas

Objetivo é buscar formas abrangentes de mapear do impacto socioeconômico até ações inclusivas, além de governança e ciência aberta nas universidades públicas de São Paulo

 08/11/2023 - Publicado há 6 meses
Campus da USP, no bairro do Butantã, em São Paulo: universidades públicas fazem parte do Projeto Métricas – Foto: USP Imagens

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Estudos mostram que o investimento nas universidades públicas retorna multiplicado para a sociedade. Casos que mostram o impacto gerado pela USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão descritos no livro Repensar a Universidade III: Saberes e Práticas, lançado durante o 5º Fórum Desempenho acadêmico e comparações internacionais, realizado no dia 26 de outubro na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Trata-se da terceira obra produzida no âmbito do Projeto Métricas, iniciativa coordenada pelo ex-reitor da USP Jacques Marcovitch que analisa formas de avaliação interna adotados nas universidades paulistas.

O livro integra uma série dedicada à governança universitária e tem como público-alvo os responsáveis pelas instituições acadêmicas – reitores, pró-reitores, diretores de departamentos e de unidades, entre outros – e o objetivo de “oferecer uma leitura dos desafios apresentados às universidades em ambiente de transformação e analisar as soluções para enfrentá-los”, afirmou Marcovitch.

O ex-reitor da USP Jacques Marcovitch, coordenador do Projeto Métricas – Foto: Wikimedia Commons

Esses desafios estão divididos em áreas temáticas, do impacto socioeconômico das universidades até o seu planejamento e avaliação responsáveis, passando por ações inclusivas, governança, ciência aberta e diálogos com o entorno. São, ao todo, 16 capítulos assinados por mais de 40 especialistas.

“Repensar uma universidade não é algo trivial. Implica revisitar os fundamentos da gestão acadêmica e identificar quais de seus aspectos requerem aperfeiçoamentos. Repensa-se uma instituição, antes de tudo, com respeito. É necessário ter em mente que muitas de suas práticas nasceram da experiência de bons gestores em sintonia com os meios disponíveis na época em que foram iniciadas. Por isso, todo nosso trabalho se apoia no princípio da curadoria do conhecimento construído e da sua atualização”, esclarece Marcovitch na introdução do livro.

“O projeto representa uma inovação substancial na avaliação de resultados de pesquisa e desempenho das universidades, incluindo suas múltiplas responsabilidades. As universidades e pesquisadores merecem o reconhecimento da Fapesp porque deram forma e densidade a um projeto de conteúdo acadêmico pioneiro”, afirmou durante o evento Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp que também é ex-reitor da USP e assina a apresentação da obra.

Também presente no lançamento do livro, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, destacou em sua fala que a obra discute “tópicos fundamentais” para o meio acadêmico. “Neste terceiro volume, já estamos vislumbrando o impacto socioeconômico nas universidades, a inclusão e a governança. Essa ampliação transformou esse projeto numa iniciativa importante para a academia”, pontuou Agopyan, que também é ex-reitor da USP.

Ampliação da Comunidade

Os estudos, iniciados em 2017 com apoio da Fapesp e o engajamento de USP, Unicamp e Unesp, fundiram-se no Projeto Métricas. Ao longo de seis anos, o projeto mobilizou pesquisadores e lideranças das universidades públicas paulistas – estaduais e federais – em fóruns e seminários e resultou em duas publicações. A primeira, Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais, lançada em 2018, propôs a substituição do modelo de avaliação institucional centrado em um Anuário Estatístico, acessado pelos rankings globais, pela implantação de uma base digital para monitoramento e análise da performance da instituição. A segunda, Repensar a Universidade II: Impactos para a Sociedade, tratou da avaliação de desempenho nas universidades e o seu impacto social.

Anos depois, além dos três livros publicados, cinco cursos e diversos seminários realizados, a iniciativa criou uma comunidade com mais de 300 pesquisadores interessados em melhorar a gestão e a governança das universidades. Juntaram-se ao projeto – renovado por mais dois anos – as três universidades federais do Estado de São Paulo – de São Paulo (Unifesp), de São Carlos (UFSCar) e do ABC (UFABC). Existe ainda a possibilidade de outras instituições de ensino superior brasileiras integrarem o grupo.

“O mundo passa por mudanças que afetam diretamente as universidades. Redução de interesse de estudantes pela graduação é um exemplo. E as lideranças estão descobrindo que as universidades estão no centro dessas mudanças e precisam responder à altura. Este projeto ajuda nessa resposta. E uma característica interessante é que a relevância desses estudos para a sociedade só se realiza se os conteúdos foram levados à prática. Ou seja, não é pesquisa que se satisfaz com a descoberta. A relevância vem da prática. Nada mais necessário para as universidades e para a sua reflexão sobre como modificar-se para melhorar a gestão”, destacou Zago.

Os três livros do Projeto Métricas – Foto: Divulgação/Projeto Métricas

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Ciência da ciência, pesquisa da pesquisa

O Projeto Métricas propõe que a avaliação das universidades ultrapasse os índices quantitativos de publicações e citações – os rankings universitários internacionais – e mire em algo mais abrangente, representado por um conjunto de indicadores que considere não só a pesquisa, o ensino, a extensão e a cultura, mas, sobretudo, o impacto benéfico das universidades na sociedade.

Dessa forma, a comunidade de pesquisadores criada no âmbito do Métricas está desenvolvendo metodologias, indicadores e reflexões que, a partir da gestão de dados, olhem para dentro das universidades, identificando pontos fortes ou que precisam ser melhorados e traçando prioridades.

“O Projeto Métricas surgiu num momento em que os rankings se multiplicavam, selecionando alguns indicadores para ranquear as universidades. Mas eles transformaram a avaliação e a comparação das universidades em uma coisa mecânica. É uma espécie de olimpíada das universidades. Este projeto, que se iniciou ligado ao Conselho de Reitores, já nasceu coletivo, compartilhado, tendo como proposta ser um instrumento de gestão e não de competição. Dentro dele, a disputa e superação dos concorrentes foram substituídas pela compreensão dos significados dos diferentes indicadores e de que forma cada um deles contribui para a execução. Passou a ser um instrumento de planejamento e gestão”, conta Zago.

O Projeto Métricas não prega que os rankings sejam desconsiderados, muito pelo contrário, pois, de acordo com Marcovitch, são boas ferramentas de autocomparação. As três universidades estaduais paulistas, inclusive, estão conquistando destaque nesses rankings. Recentemente, USP, Unicamp e Unesp apareceram entre as dez melhores no ranking QS das melhores universidades da América Latina e do Caribe [QS University Ranking Latin America & The Caribbean].

Marcovitch contou, durante o evento de lançamento do livro, que a coordenação do projeto recebeu um questionamento do Tribunal de Contas da União sobre o motivo de as três universidades estaduais paulistas figurarem entre as melhores do País e da América Latina entre os rankings internacionais de avaliação e desempenho universitário. 

“Nossa resposta foi igualmente compacta, reproduzimos os sete parâmetros que orientam o nosso trabalho: 1) autonomia de gestão e previsibilidade financeira das universidades; 2) áreas específicas de excelência internacional com colaborações entre universidades; 3) vínculos fortes e duradouros com universidades internacionais, empresas e organizações da sociedade; 4) Fapesp como fonte de financiamento competitivo e com previsibilidade de receita; 5) ambiência que valoriza o ensino superior e a pesquisa ampliando conexões; 6) propósito de avançar em colaborações nas fronteiras do conhecimento; e 7) gestão de dados e pesquisa institucional para melhorar o desempenho acadêmico”, finalizou Marcovitch.

Também participaram do evento os seguintes coautores do livro: Raiane Assumpção (Unifesp), Dulce Helena S. Silva (Unesp), Mariano F. Laplane (Unicamp), Giovanna de Moura Rocha Lima (Erasmus University Rotterdam, Países Baixos), Luciana Francisco Fleuri (Unesp), Jéxio Hernani B. Gutierre (Unesp), Peter A. Schulz (Unicamp), Marisa Masumi Beppu (Unicamp), Nina Ranieri (USP), Luiz Nunes de Oliveira (USP), Sávio M. Cavalcante (Unicamp), Ana Paula Palazi (Unicamp), Ney Lemke (Unesp), Fátima Nunes (USP), Milena P. Serafim (Unicamp) e Sérgio Salles-Filho (Unicamp).

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*Texto adaptado de Maria Fernanda Ziegler, da Agência Fapesp

 

 

 


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