Portal Luiz de Queiroz busca patrocínio para reunir acervo sobre unidade fundadora da USP

Iniciativa quer reunir a maior pesquisa, digitalização, catalogação e organização de documentos já realizadas sobre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, desde a sua criação até se tornar unidade fundadora da USP

05/05/2023 - Publicado há 12 meses
Sala de aula no campus Luiz de Queiroz, do período entre 1908 e 1912 – Foto: Acervo do Museu da Esalq

.
Uma iniciativa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e apoio da Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq) vai reunir numa plataforma on-line documentos inéditos da instituição de ensino, desde a sua criação, em 1901, até a consolidação como uma das unidades fundadoras da USP, em 1934.

Chamado Portal Luiz de Queiroz, a ideia é que ele tenha o maior e mais importante acervo sobre a Esalq, além de valorizar a memória de Luiz Vicente de Sousa Queiroz e de sua esposa Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, que juntos idealizaram e fundaram a instituição que hoje dá ao sobrenome reconhecimento nacional e internacional. O projeto está aberto para o recebimento de cotas de patrocínio de pessoas físicas e jurídicas a partir de 3.850 reais. É possível contribuir acessando este link.

Uma página explicando o projeto está disponível on-line e traz como exemplo um vídeo explicativo da réplica do Edifício Central da Esalq. A réplica é uma peça manufaturada, feita uma a uma, realizada pela Fundiart, a mais importante fundição em arte do País, sendo obra única e numerada, que necessita de um prazo de produção e entrega de até 60 dias.

Humanidades digitais

Para chamar o empresariado a financiar a iniciativa, representantes da Esalq participaram, no dia 3 de abril, de uma reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.  Os idealizadores do portal Marcos Fogagnoli e Paulo José Keffer Franco Neto falaram sobre o projeto, descrevendo-o como “a maior pesquisa, digitalização, catalogação e organização de documentos já realizadas sobre a Esalq”. Ressaltaram que o projeto está inserido no conceito de Humanidades Digitais, ao abranger múltiplas disciplinas e possibilitar o estudo e a reflexão em diferentes áreas do conhecimento. A estruturação do portal está a cargo de Bárbara Lima, da Memória Web, uma agência especializada em comunicação e memória empresarial.

Saiba mais sobre o projeto neste link e acompanhe as ações nas redes sociais FacebookLinkedinInstagram e Youtube.

.