Pesquisadores lançam plataforma para criar modelo brasileiro em inovação terapêutica

Plataforma CRAFT pretende criar lideranças capazes de colocar o Brasil como referência mundial em desenvolvimento tecnológico na área; lançamento acontece em webinar na segunda-feira, dia 28 de junho, às 14 horas

 24/06/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Plataforma quer promover conhecimento e número de pessoas envolvidas na área de fármacos e medicamentos – Foto: Freepik

.
Para formar uma nova geração de cientistas e lideranças na área de descoberta de novos medicamentos e ainda acelerar o desenvolvimento de candidatos terapêuticos para doenças infecciosas no Brasil será lançada na próxima segunda-feira, 28 de junho, às 14 horas, a plataforma
Center for the Research and Advancement of Fragments and molecular Targets (CRAFT). 

Segundo seus idealizadores, os pesquisadores Maria Cristina Nonato e Flavio da Silva Emery, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, o objetivo é instituir um modelo brasileiro de inovação terapêutica, com base em fragmentos e alvos moleculares. 

Trabalhar no desenvolvimento de medicamentos para as mais diversas doenças infecciosas no País é só um dos objetivos dos pesquisadores, pois “são fatores de alta letalidade”. Mas eles têm também “a ambição de criar centros de referência em pesquisa de fármacos, para tornar o Brasil uma liderança mundial, científica e acadêmica, com a formação de conhecimento e recursos humanos capazes de transformar, no futuro, a autonomia e o desenvolvimento tecnológico nessa área no País”. Além disso, os pesquisadores esperam que o projeto ajude a elevar o conhecimento e o número de pessoas envolvidas na área de fármacos e medicamentos. 

O projeto CRAFT nasce da parceria de quase uma década entre o Laboratório de Química Heterocíclica e Medicinal (QHeteM), coordenado por Emery, e o Laboratório de Cristalografia de Proteínas de Ribeirão Preto (LCP-RP), sob a coordenação de Maria Cristina. “Nós nos unimos para centralizar algo que já existia, mas com ênfase, agora, em projetos mais dedicados na busca de candidatos terapêuticos”, conta Emery. 

O lançamento do projeto será durante o webinar Estudo das interações fragmento-proteína como estratégia no processo de desenvolvimento de fármacos, gratuito e aberto para alunos de graduação e pós-graduação, pós-doutorandos, pesquisadores e professores da área de química medicinal e descoberta de medicamentos, e pode ser acompanhado neste link. Durante o lançamento os professores vão mostrar como o trabalho será realizado com a plataforma e, ao final, os participantes poderão esclarecer dúvidas.

Lançamento da plataforma Center for the Research and Advancement of Fragments and molecular Targets (CRAFT)
Data: 28 de junho, às 14 horas
Transmissão: www.youtube.com/watch?v=P58sZpZZIas

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.