Parceria da USP em Piracicaba capacita profissionais no uso de cavalos em terapias

Projeto prevê a capacitação de seis graduandas do curso de Psicologia da Faculdade de Americana, com objetivo de difundir conceitos e conhecimentos acerca da relação entre homens e cavalos e seus benefícios em terapias

07/02/2024 - Publicado há 3 meses
Cristiane Correia, professora da Faculdade de Americana, e Roberta Brandi, coordenadora do Projeto Equoterapia – Foto: Gerhard Waller

Difundir conceitos e conhecimentos acerca da interação homem-cavalo, seus benefícios e ações específicas em terapias. Esse é o objetivo principal do curso de difusão Atividades Assistidas com Cavalos, que será ministrado no setor de Equinocultura, do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba. As atividades integram uma parceria entre a Esalq e a Faculdade de Americana (FAM), e preveem a capacitação de graduandas do curso de Psicologia nas atividades do Projeto Equoterapia.

Na Esalq a iniciativa é coordenada pela professora Roberta Ariboni Brandi, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FZEA-Esalq/USP), que coordena o Projeto Equoterapia ao lado do professor Sila Carneiro da Silva, ambos do Departamento de Zootecnia da Esalq. “A parceria com a FAM para capacitar profissionais da área da equoterapia é uma iniciativa muito importante, pois ajudará a suprir a escassez de profissionais com vivência nessa área. Além disso, a oportunidade dos estudantes da FAM interagirem mais com os cavalos e acompanharem as sessões de equoterapia certamente contribuirá para o enriquecimento do conhecimento e experiência deles”, aponta a professora Roberta.

Criança participa do Projeto Equoterapia – Foto: Projeto Equoterapia / Esalq-USP

Coordenadora do curso de Psicologia da FAM, a professora Cristiane Correia reforça a importância da parceria e das ações realizadas na equoterapia em prol da saúde mental. “Essa aproximação com a Esalq é um passo importante na formação dos futuros psicólogos. A equoterapia é realmente essencial para a saúde mental, e o fato da Esalq liderar essa iniciativa na região de Americana e Piracicaba é fantástico. A abordagem integrada do estágio, que envolve o trato com os cavalos, o acompanhamento dos pacientes e a orientação às famílias, certamente contribuirá significativamente para a formação dos alunos.”

As graduandas de Psicologia começam as atividades na Esalq nesta semana. São seis alunas que estarão em contato direto com os praticantes do projeto, suas famílias e os cavalos. Sobre a relação homem-cavalo, a professora Roberta lembra que um viés importante do projeto oferecido na Esalq é o mapeamento das características de comportamento de cada animal que, a partir de uma observação científica, são direcionados para cada praticante, potencializando os resultados do tratamento.

+ Mais

Na USP Piracicaba, cavalos transformam a vida de pessoas com deficiência

Em pouco mais de duas décadas, o Projeto Equoterapia da Esalq já realizou mais de 40 mil atendimentos. Atualmente, atende 20 famílias em situação de vulnerabilidade social de Piracicaba. Interessados em participar devem aguardar a publicação do edital, com vagas que serão abertas para o segundo semestre de 2024.

Mais informações pelo e-mail: equoterapia.esalq@usp.br.

.

*Texto: Caio Albuquerque, da Assessoria de Comunicação da Esalq