Pandemia fica estável no Estado de São Paulo

Números de mortes e internações aumentaram discretamente na última semana, enquanto número de casos continuou caindo. Dados estão resumidos no “Boletim Epidemiológico USP-Covid”

 27/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 04/05/2022 as 18:05
Por

 

Os dados da semana epidemiológica mais recente (17 a 23 de abril) mostram que a pandemia de covid-19 permaneceu estável no Estado de São Paulo, após várias semanas de recuo. Relativamente à semana anterior, houve um discreto aumento nos números de novas internações (6%) e óbitos (8%), enquanto que o número de novos casos permaneceu em queda (-17%). Segundo especialistas, os dados reforçam a necessidade de manutenção das medidas de prevenção (como uso de máscaras e higiene das mãos, sempre que necessário) e a importância das doses de reforço de vacina, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com comorbidades. Estudos mostram que a dose de reforço da vacina aumenta significativamente a proteção contra quadros graves da doença.

Cerca de 93% da população do Estado está com esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), incluindo 51% das crianças com até 11 anos; e quase 70% da população adulta já tomou a dose de reforço. Nesta semana epidemiológica, 153 pessoas morreram de covid-19 no Estado, comparado a 141 na semana anterior. A média diária de internações subiu de 146 para 155, como mostram os dados oficiais mais recentes, resumidos no Boletim Epidemiológico USP-Covid de 27 de abril.

Importante ressaltar que o uso de máscaras permanece obrigatório no transporte público e nos serviços de saúde, por determinação do Estado, e em todos os ambientes fechados na USP, por recomendação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria. Recomenda-se também o uso de máscaras em ambientes abertos, sempre que houver concentração de pessoas. Apenas pessoas vacinadas estão autorizadas a frequentar a universidade. Mais informações no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.

Para conferir o último Boletim Epidemiológico USP-Covid clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.