Palestras e exposição celebram aniversário e conhecimento produzido por Charles Darwin

Com o objetivo de incentivar o pensamento científico, o “Darwin Day” tem programação especial em fevereiro

 10/02/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Wikimedia Commons

.
Celebração mundial que comemora o aniversário do nascimento de Charles Darwin em 12 de fevereiro de 1809, o Darwin Day promove eventos para incentivar a curiosidade e o pensamento científico. A iniciativa considera que o conhecimento produzido pelo autor de A Origem das Espécies ultrapassou os limites da biologia, influenciando várias outras áreas do conhecimento como a psicologia, a filosofia e a antropologia.

Na USP, algumas iniciativas são abertas ao público, todas no formato on-line com transmissão pelo Youtube:

Nesta sexta, às 15 horas, o Museu de Zoologia (MZ) promove a palestra A Outra História da Arte, com a professora Maria do Céu Diel. A partir dos estudos sobre a fisiognomonia, a frenologia e a ideia de raças humanas e o conceito de souvenir, ela vai abordar como fomos educados visualmente para identificarmos o outro, seu caráter e classe social. É possível acompanhar pelo Youtube do museu, neste link.

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zoologia (FMVZ) realiza no dia 18 de fevereiro, às 14 horas, uma palestra com o pesquisador argentino Fabian Zamboni com o tema FitzRoy en la Patagonia. Robert FitzRoy foi capitão do HMS Beagle, navio que levou Charles Darwin em sua viagem ao redor do mundo. Depois, às 15h30, é a vez do professor Fabio Rodrigues, do Instituto de Química (IQ) da USP, que fala sobre Astrobiologia. As inscrições para recebimento de certificado devem ser feitas clicando aqui.

Outra possibilidade de saber mais sobre o trabalho do famoso biólogo, a exposição Darwin: Origens & Evolução estará aberta ao público até o dia 27 de fevereiro no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, em São Paulo. Com curadoria científica e acervo do MZ e do Museu Biológico do Butantan, a exposição apresenta a trajetória do biólogo inglês, contextualizando principalmente o processo para elaboração da teoria da evolução das espécies, uma das mais importantes do pensamento moderno.
.

Exposição sobre Darwin no Centro Cultural Fiesp – Foto: Karim Kahn/Fiesp

.
São 332 peças de acervos de história natural, obras de arte, instalações criativas e um ambiente imersivo com trilhas sonoras e peças criadas especialmente para a mostra. Entre as coleções científicas do MZ estão animais taxidermizados, como tartaruga-marinha, jacaré, quati, cachorro-do-mato e um pássaro guará. A visita presencial é possível de quarta a domingo, das 11h às 20h, com entrada gratuita e agendamento opcional. Saiba mais neste link.

+ Mais

Exposição gratuita une arte e ciência para mostrar o legado do biólogo Charles Darwin

Programação anual

O Darwin Day faz parte do calendário paulista desde 2006, quando o Museu de Zoologia da USP passou a oferecer todos os anos, durante o mês de fevereiro, uma programação especial que busca destacar, a partir da figura simbólica do naturalista, a importância da teoria evolutiva para nossa compreensão não apenas sobre a origem e dinâmica da biodiversidade, como também sobre nosso papel neste contexto.

Para saber de outras atividades comemorativas, acompanhe o Museu de Zoologia no Facebook: www.facebook.com/mzusp

.

Com informações do Museu de Zoologia da USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.