Mostra Darwin: Origens & Evolução no Centro Cultural Fiesp - Fotos: Karim Kahn/Fiesp

Exposição gratuita une arte e ciência para mostrar legado do biólogo Charles Darwin

Com acervo e curadoria científica do Museu de Zoologia da USP, mostra instalada no Centro Cultural Fiesp é uma experiência que também engloba conhecimento e biodiversidade

15/07/2021

Redação

A contribuição do biólogo inglês Charles Darwin para a história da humanidade, com ideias que permanecem relevantes para a ciência, pode ser conferida na mostra Darwin: Origens & Evolução, instalada no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, até 30 de dezembro. Para visitar presencialmente, há a necessidade de agendamento pelo sistema Sesi, neste link no item “Agenda”.

Com curadoria científica e acervo do Museu de Zoologia (MZ) da USP e do Museu Biológico do Butantan, a exposição, inaugurada em 7 de julho, celebrou os 210 anos do nascimento de Darwin (1809-1882) e já passou pelo Museu do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, em 2019. Ela apresenta a trajetória do biólogo inglês, contextualizando principalmente o processo para elaboração da teoria da evolução das espécies, uma das mais importantes do pensamento moderno.

Para contar essa história, foram selecionadas 332 peças de acervos de história natural, obras de arte, instalações criativas e um ambiente imersivo com trilhas sonoras e peças criadas especialmente para a mostra. Entre as coleções científicas do MZ estão animais taxidermizados, como tartaruga-marinha, jacaré, quati, cachorro-do-mato e um pássaro guará. São exibidas também coleções do Museu Nacional, Museu de Ciências da Terra e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

A peças são distribuídas em quatro núcleos: A ciência antes de Darwin; Um novo tempo; A jornada do Beagle e A origem das espécies, numa jornada de perguntas, hipóteses e evidências que construíram o caminho para a elaboração da teoria mais famosa de Darwin. A curadoria também aborda o desenvolvimento da produção científica no Brasil, incluindo o intercâmbio de informações entre o biólogo e naturalistas residentes em terras tropicais. Confira o programa da exposição clicando aqui.

Conhecendo Darwin e sua teoria

Fotos: Karim Kahn/Fiesp

Obras de artistas contemporâneos que reforçam a conversa entre arte e ciência fazem parte da visão multidisciplinar da exposição, com trabalhos dos brasileiros Gisela Motta e Leandro Lima (Anti horário), Tiago Sant’Ana (Refino #3, #4 e Cana-Coluna), Fernando Lindote (O Guardião fala II), a dinamarquesa Marika Seidler (Rapas das Bestas) e o norte-americano Juan Fontanive (Vivarium A Edição: 15). Além disso, há dois dioramas (displays rotativos) criados especialmente para a exposição pelo designer de bonecos Bruno Dante, ilustrando parte da história da produção científica no Brasil.

Telas da exposição virtual: jogos e animações para saber mais sobre Darwin e a evolução das espécies - Foto: Reprodução/mostradarwin.com.br

Visita virtual

A mostra conta também com uma edição virtual gratuita disponível neste link, na qual o público pode acessar mais conteúdos da exposição e ainda aproveitar cinco jogos e três animações inéditas, criados sob a direção artística do estúdio M’Baraká e desenvolvidos pelo designer de interação Luiz Ludwig e estúdio Mandelbrot. Os jogos contaram com a consultoria pedagógica de Gil Cardoso, biólogo especializado em comunicação científica e coordenador educativo da mostra.

O site é acessível e conta com vídeos em libras, audioguia e audiodescrição. Todos estes conteúdos poderão ser acessados a partir do espaço expositivo com QR codes espalhados na galeria do Centro Cultural Fiesp.

Exposição Darwin: Origens & Evolução

Período: de 7 de julho a 30 de dezembro de 2021
Horários: quarta a domingo, das 13h às 20h
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp
Avenida Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Agendamento de visitas pelo Sistema Meu Sesi (clicar no item Agenda)
Escolas e de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br

Mostra virtual: https://www.mostradarwin.com.br/exposicao.

O Centro Cultural Fiesp é um dos postos de arrecadação de roupas de frio e alimentos não perecíveis para comunidades carentes de todo o Estado. Aproveite para levar sua doação.

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da Fiesp