Museu de Zoologia da USP tem programação dedicada ao Darwin Day

Comemorações do aniversário de nascimento de Charles Darwin, no museu, prosseguem até o dia 24 de fevereiro

 17/02/2022 - Publicado há 5 meses  Atualizado: 14/03/2022 as 16:46
Por

O Darwin Day é comemorado no Brasil e no exterior, anualmente, no dia 12 de fevereiro. Contudo, no Museu de Zoologia da USP, a data vem sendo celebrada desde o dia 11. O professor José Eli da Veiga destaca outras iniciativas na USP, como na Faculdade de Medicina Veterinária e no campus da USP em Ribeirão Preto, que foi uma promoção da Sociedade Brasileira de Genética. “Mas a programação do Museu de Zoologia talvez seja a principal aqui no Brasil”, avalia o colunista.

As comemorações do Darwin Day, no exterior, tiveram início em 1995, quando foi realizado o primeiro evento oficial na Stanford University (EUA). “Demorou uns dez anos para começar no Brasil. Se pensarmos bem, é pouco!”, avalia Eli da Veiga. Em nosso país, segundo o colunista, muitos acreditam que a teoria de Darwin é só uma questão de biólogos ou, no máximo, da ciência da vida. “Os princípios do cerne da teoria darwiniana, que alguns chegaram a chamar de algoritmo, é algo que se aplica a muitas áreas do conhecimento”, destaca o professor. “Mas o problema é que a teoria darwiniana é mal-ensinada, até mesmo nos cursos de biologia.”


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda quinta-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.