O que a ciência tem feito para garantir o bem-estar animal? Confira no próximo USP Talks

Pesquisadoras da USP e da Unifesp falarão sobre os cuidados técnicos e éticos envolvidos no uso de animais para fins de pesquisa e produção. Evento é nesta terça-feira, às 19h, com transmissão pelo Canal USP no YouTube

 26/07/2021 - Publicado há 3 anos
Por

.
Os seres humanos dependem de outros animais para uma série de atividades essenciais à sua sobrevivência e ao seu bem-estar. A produção de alimentos é a mais abrangente de todas, mas não a única. O uso de animais também continua sendo indispensável ao avanço das ciências biomédicas — que incluem o desenvolvimento de novos fármacos e vacinas, por exemplo — e diversas outras linhas de pesquisa importantes, apesar dos muitos esforços feitos nas últimas décadas para reduzir (com sucesso) o número de animais utilizados em laboratório.

Nesse contexto, a promoção do bem-estar animal é um assunto de grande relevância ética e científica, tanto no campo da pesquisa quanto da produção. O que a ciência tem feito para garantir esse bem-estar? Este será o tema do próximo USP Talks, que acontece nesta terça-feira, 27 de julho, das 19h às 20h, com participação das professoras Cristiane Titto, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, e Monica Andersen, do Departamento de Psicobiologia da Unifesp.

O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da USP no YouTube e haverá oportunidade para perguntas do público.

Sobre as palestrantes:

Cristiane Gonçalves Titto é doutora em zootecnia e professora associada da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP em Pirassununga, onde também atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA); especialista em comportamento social e bem-estar de animais de interesse zootécnico.

Monica Levy Andersen é professora associada do Departamento de Psicobiologia e coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); de 2015 a 2018 foi coordenadora do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea); pesquisadora na área de sono, regulação hormonal, comportamento sexual, neurobiologia de dependência de drogas de abuso, mecanismos de percepção da dor e conceitos éticos com animais.

A apresentação será feita pelo jornalista Herton Escobar. O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, em parceria com o Jornal da USP, com mais de 40 eventos realizados desde 2016.

Confira a transmissão pelo Canal USP, neste link.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.