Mostra virtual expõe as possibilidades de uso da arte na ciência

Disponível em espaço expositivo virtual do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, exposição apresenta diferentes formas artísticas de compartilhar o conhecimento

06/04/2022 - Publicado há 2 anos
Exposição virtual apresenta resultados da relação entre ciência e arte – reprodução / ICB-USP

Seja ampliando a compreensão do mundo ou desenvolvendo o senso estético, arte e ciência combinadas estão em diversas formas de comunicação. A exposição Cientistas também são artistas reúne uma série de exemplos do emprego da ciência nas artes e do uso da arte nas ciências. A iniciativa busca demonstrar como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de divulgação científica e como a ciência é capaz de “desenhar” a realidade.

Acessível de forma on-line, a exposição destaca diversos formatos visuais em que a ciência é o tema central. Entre elas, histórias em quadrinhos (HQs), tirinhas, ilustrações, pinturas e até esculturas. A experiência reúne produções de artistas reconhecidos, de pesquisadores e cientistas, bem como da comunidade ligada ao Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP – responsável pela exposição.

“A ciência é um processo, tal qual a evolução, em constante mudança, cujas descobertas são acumuladas ao longo do tempo, criando um arcabouço que se aproxima cada vez mais da explicação da realidade, gerando assim soluções e, muitas das vezes, questionamentos. Descobrir e divulgar esse aspecto tão importante da ciência pode ser feito pela arte”, descreve a apresentação da exposição virtual.

Pinturas em acrílico inspiradas em cortes histológicos – foto: reprodução ICB/USP

Tubos de cromatografia e ponteiras representando o Influenzavirus – foto: reprodução ICB/USP
Demonstração de injeção intraperitoneal – foto: reprodução ICB/USP

HQ sobre vacinas de mRNA – foto: reprodução ICB/USP

Ciência e Arte

+ Mais

Exposição virtual reúne imagens microscópicas do corpo humano

A mostra Cientistas também são artistas é uma das cinco exposições do Centro Expositivo Ciência e Arte, um projeto da Comissão de Cultura e Extensão do ICB. O objetivo é fornecer a toda a sociedade um olhar artístico para a ciência, demonstrando, através de qualquer forma de expressão, a beleza e a importância das atividades desenvolvidas na Universidade.

A iniciativa quer, ainda, apresentar ao público conceitos mais complexos que são tratados nas pesquisas científicas de forma amigável, tornando esses conceitos disponíveis a todos.

Confira a exposição completa clicando aqui.
Saiba mais em: