Morre o Professor Emérito Sérgio Henrique Ferreira

Professor do Departamento de Farmacologia morreu no dia 17 de julho aos 81 anos

Por - Editorias: Universidade
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
O professor Sérgio Henrique Ferreira era médico e farmacologista | Foto: Divulgação
O professor Sérgio Henrique Ferreira era médico e farmacologista – Foto: Divulgação

Faleceu ontem, dia 17 de julho, o professor Sérgio Henrique Ferreira, aos 81 anos, Emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Ferreira graduou-se médico pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em 1960. Em 1964, obteve seu doutorado pela FMRP. O pós-doutorado foi no Royal College of Surgeous of England, em 1967.

Professor do Departamento de Farmacologia da FMRP, inicialmente em colaboração com o professor Mauricio Oscar da Rocha e Silva e posteriormente por ele ampliado, evidenciou o fator de potenciação da bradicinina, peptídeo extraído do veneno da Bothrops jararaca, que possibilitou o desenvolvimento de novos agentes anti-hipertensivos e levou ao desenvolvimento do Captopril, o que lhe proporcionou a outorga de prêmio pela American Health Association, em 1983.

Nascido em 4 de outubro de 1934, em Franca, Ferreira foi membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999, posteriormente recebendo o título de presidente de honra da entidade.

Com informações do Serviço de Comunicação Social do Campus de Ribeirão Preto

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados