Instituto de Estudos Avançados da USP São Carlos retoma atividades em novo espaço físico

Inauguração também marcou início das atividades presenciais dos grupos de trabalhos e de estudos do instituto

04/05/2022 - Publicado há 2 anos
Na foto de reinicio das atividades, a técnica acadêmica, Rosemari Siqueira, e o grupo constituído pelos professores Valtencir Zucolotto, Frank Crespilho, Yvonne Primerano Mascarenhas, Tadeu Malheiros, Juliana Cancino e José Marcos Alves – Foto: Divulgação / IEA SC

.
O Instituto de Estudos Avançados (IEA), Polo de São Carlos, da USP reiniciou suas atividades presenciais em um novo espaço físico. Inaugurada no dia 18 de abril, a sede passou por reestruturação e adequação das salas para receber alunos, professores e pesquisadores, incluindo uma área administrativa ampla, uma sala de reuniões e três salas individuais para os grupos de trabalho, remodeladas e equipadas, além de um novo anfiteatro compartilhado com o prédio ao lado do polo. O layout segue o conceito aberto, com poucas divisórias entre os ambientes.

A inauguração também marcou a retomada dos grupos de trabalho do IEA, com coordenação de Valtencir Zucolotto, professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), entre eles o da área de “Educação nas Escolas”, o projeto “Inclusão Social”, “Cidades Globais”, além de estudos sobre os aspectos regulatórios e os impactos econômicos e sociais da Nanotecnologia e o observatório da covid-19.  “O encontro marca a retomada dos trabalhos do nosso polo do IEA e teve por objetivo não só apresentar o novo espaço físico do IEA, completamente renovado, como também de reunir e apresentar o grupo inicial de coordenadores dos projetos que serão os incentivadores para que outros grupos possam aqui se reunir para desenvolver seus trabalhos”, explica Zucolotto.

Novas instalações do IEA – Foto: Divulgação / IEA SC

.
Composto por grupos de pesquisas e de estudos e outras formas de organização de pesquisadores, o IEA oferece estrutura a pesquisadores brasileiros e estrangeiros, portadores ou não de título universitário, que desejam desenvolver projetos ligados a diversas áreas. Outros pesquisadores são integrados temporariamente em função das atividades específicas de projetos e cátedras do instituto, como por exemplo os professores visitantes e seniores.

O IEA desempenha papel significativo no intercâmbio científico e cultural entre a USP e instituições brasileiras e estrangeiras através de convênios de cooperação e intercâmbio acadêmico ou convites específicos a pesquisadores e intelectuais, brasileiros e estrangeiros, com trabalhos representativos e enriquecedores dos debates realizados no Instituto.

Com informações de Rui Sintra, Assessoria de Comunicação do IFSC