Como as mudanças climáticas ocorrem do ponto de vista químico?

No dia 19 de junho, às 16 horas, o Instituto de Química de São Carlos discute as alterações na química da atmosfera e os impactos socioambientais

18/06/2019 - Publicado há 5 anos

O clima de nosso planeta está mudando rapidamente. A química da atmosfera está sendo alterada e as emissões de gases de efeito estufa continuam aumentando, assim como a concentração de gases e partículas na atmosfera.

Essas afirmações são do professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, do Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo, estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, no dia 19 de junho, às 16 horas, participando do Ciclo de Palestras Química às 16 (Q16). Ele apresentará aspectos das mudanças climáticas e seus impactos em nossa sociedade.

“Ao longo das próximas décadas podemos ter um aquecimento da ordem de três a cinco graus centígrados, que aumentarão os eventos climáticos extremos e terão forte impacto em vários setores de nossa sociedade. Os desafios são enormes para a ciência, para a adaptação às mudanças e para a nossa estrutura socioeconômica”, complementa.

Paulo Artaxo é pesquisador junto ao Instituto de Física (IF) da USP, onde trabalha com física aplicada a problemas ambientais. É membro da equipe do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e representa a comunidade científica no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A palestra integra a programação do Q16, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Danilo Manzani e Fabio Henrique Barros de Lima.  As palestras são transmitidas pelo Youtube: https://bit.ly/2DAI2yF

As mudanças climáticas globais e os desafios de nossa sociedade
Quando: 19 de junho, 16 horas
Local: Anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC, na Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP