Evento on-line explica nova base de dados que monitora artigos científicos em pré-impressão

Promovido pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP em parceria com a empresa Clarivate, evento vai abordar no dia 8 de agosto a ferramenta “Preprint Citation Index” da plataforma Web of Science

 03/08/2023 - Publicado há 9 meses
Ferramenta permite analisar com mais rapidez artigos em pré-impressão – Foto: 123RF

.
A Web of Science, plataforma on-line de pesquisa e análise de informações científicas desenvolvida pela empresa Clarivate Analytics, passou a oferecer para os pesquisadores uma nova base de dados que traz informações originadas dos mais importantes repositórios de artigos científicos em pré-impressão (preprint). Chamada Preprint Citation Index, a base será tema de um evento on-line no dia 8 de agosto, às 13h30, com inscrições disponíveis neste link.

O evento é promovido pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP em parceria com a empresa Clarivate e pretende mostrar como os pesquisadores podem encontrar de forma rápida preprints de diversas áreas do conhecimento, desde ciências naturais até ciências sociais e humanidades. Além disso, vai mostrar como a base pode oferecer informações sobre as citações recebidas por esses preprints, permitindo a avaliação do impacto e relevância dessas pré-publicações para a comunidade científica.

Atualmente, o Preprint Citation Index congrega em torno de 2 milhões de documentos de 5 repositórios: arXiv, bioRxiv, medRxiv, chemRxiv e Preprints.org. Com isso, é possível obter uma imagem completa da evolução de uma ideia e acompanhar o desenvolvimento dela desde sua primeira aparição até as discussões em estágio posterior.

Também será abordada no evento a ferramenta Perfis de pesquisador da Web of Science, onde os pesquisadores podem registrar suas atividades como autores, revisores, editores ou membros de corpos editoriais de revistas. Essa plataforma de cadastramento de autores começou como uma plataforma independente (ResearcherID, Publons) e agora é parte integrante da plataforma Web of Science, o que facilita a manutenção e análise desses dados, pela integração com a própria base.

Para participar do evento, basta fazer a inscrição pelo formulário on-line neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.