Pesquisadores brasileiros aparecem entre os altamente citados de 2020

Glauco Arbix comemora o fato de vários professores da USP aparecerem na lista internacional do site Web of Science, apesar da desconfiança com que o governo brasileiro vê a ciência

07/12/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

O site Web of Science divulgou a lista de pesquisadores altamente citados de 2020, na qual aparecem 19 brasileiros entre os mais de 6 mil pesquisadores de mais de 60 países. Dos 19 pesquisadores brasileiros citados, o professor Glauco Arbix diz que 11 são do Estado de São Paulo, vários deles da USP: Paulo Artaxo (Instituto de Física), André Brunoni e Renata Bertazzi Levy (Faculdade de Medicina), Geoffrey Cannon (Faculdade de Saúde Pública) são alguns dos nomes presentes na lista, “gente de várias disciplinas e de várias áreas do conhecimento”.

Ao mesmo tempo que celebra a inclusão de uspianos nessa lista, “esse é um exemplo de como a Universidade consegue produzir ciência de qualidade, faz pesquisa altamente relevante e recebe reconhecimento internacional”. Arbix diz, por outro lado, que o “Brasil podia estar avançando muito mais; infelizmente, as elites brasileiras, em especial aquelas que governam o País, olham a ciência com muita desconfiança e não perdem uma oportunidade para fustigar aquilo que é feito, apesar daquilo que nós fazemos com muita competência”.

Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.