Eventos são opção mais acessível de produção científica de qualidade

Segundo Paulo Santiago, congressos e simpósios, mesmo on-line, continuam apresentando novos conhecimentos e formando pesquisadores

 11/12/2020 - Publicado há 1 ano

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala da importância de congressos e simpósios para a formação de novos pesquisadores e produção de novos conhecimentos. Mesmo ocorrendo on-line, como foi o caso deste ano, oferecem oportunidades para futuros cientistas, como o 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP)

Como exemplo de ciência de qualidade feita ainda durante a graduação e apresentado durante o SIICUSP deste ano, Santiago cita o estudo feito por Rafael Luiz Martins Monteiro, aluno de iniciação científica da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP e seu orientando. O trabalho de Monteiro analisa o salto do goleiro no momento do pênalti, comparando a antiga regra de movimentação com a nova (na qual o goleiro não precisa ficar com os dois pés na risca do gol). Segundo o professor, o projeto conseguiu tão bons resultados que até já foi submetido à publicação especializada e, ainda, recomenda que profissionais do futebol e interessados no tema assistam à apresentação de Monteiro no YouTube.

Santiago destaca também a importância das apresentações estarem disponíveis no YouTube, pois fica disponível a todos os públicos e não limitado apenas aos das revistas científicas.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.