Evento na USP debate sistema político e cidadania no Brasil dos próximos cem anos

Evento da Cátedra José Bonifácio do Instituto de Estudos Avançados terá a participação do cientista político e jornalista Sérgio Abranches; público pode acompanhar pelo Youtube

 18/05/2022 - Publicado há 1 mês
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

.
A Cátedra José Bonifácio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, coordenada pelo embaixador e catedrático Rubens Ricupero, promove nesta quinta, dia 19 de maio, às 14h30, a conferência A terceira margem do Ipiranga: sistema político e cidadania no Brasil dos próximos cem anos. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal do IRI no Youtube.

A conferência terá a participação do cientista político e jornalista Sérgio Abranches, intelectual de destaque no cenário nacional, autor de O tempo dos governantes incidentais (2020), Presidencialismo de coalizão: raízes e evolução do modelo político brasileiro (2018) e A era do imprevisto: a grande transição do século XXI (2017), atuando regularmente como comentarista político da Rádio CBN.

O evento integra o programa 2021-2022 da Cátedra, que tem por tema O bicentenário da Independência no Brasil e na América-Latina: um balanço (o que fizemos) e um programa (o que falta fazer). Na conferência, Sérgio Abranches antecipará o artigo que vem elaborando para uma coletânea a ser lançada pela Editora da USP (Edusp) em setembro próximo e que se constituirá no 9º volume da coleção da Cátedra José Bonifácio.

Clique no player abaixo para conferir o evento:

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.