Evento na USP com transmissão on-line debate “regressão democrática” e expansão das autocracias

Promovido por grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da USP, evento tratará dos exemplos de resiliência e possibilidades de defesa da democracia na América Latina

11/03/2024 - Publicado há 2 meses
Leitura da Carta em defesa da democracia em 2022 na Faculdade de Direito da USP: evento trata das ameaças ao regime democrático – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
As tendências atuais de “regressão democrática” e de expansão das autocracias são temas do evento Democracy in Latin America: Regression or Resilience? promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP nesta quarta, dia 13 de março, às 14 horas. É possível acompanhar de forma presencial na sede do instituto, na Rua da Praça do Relógio 109, no campus Cidade Universitária da USP, e também de forma on-line pelo canal de transmissões do IEA neste link.

A concepção do evento considera que após as transições democráticas das décadas de 80 e de 90 do século passado na América Latina, e a maioria dos países da região parece estar no caminho da consolidação dessa forma de governo na década de 2000, houve um momento em que começaram a aparecer fissuras em meio aos desafios do populismo de esquerda e de direita. Nesse contexto, há a crise política global, desafios como a pandemia de covid-19, recessão econômica, alterações climáticas e o papel de destaque de potências autocráticas como a China e a Rússia, que exercem pressões adicionais sobre os regimes democráticos.

Participam como expositores Aaron Schneider, da University of Denver (Estados Unidos), com o tema Democracia, Ditadura: Categorias e Respostas Evolutivas; Carlos Meléndez e Lisa Zanotti, da Universidad Diego Portales (Chile), com Comunismo ou Liberdade(es) na Iberoesfera – Examinando o Discurso dos Candidatos de Extrema Direita; também Thomas Legler, da Universidad Iberoamericana (México), com O Manual dos Autocratas e a Defesa da Democracia na América Latina.

As comentaristas serão Lourdes Sola, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; Maria Hermínia Tavares de Almeida, também da FFLCH e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap); e Camila Rocha, do Cebrap.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e pelo IPSA Research Committee 34 Quality of Democracy, com coordenação de Brigitte Weiffen, da The Open University, no Reino Unido.

Para acompanhar o evento ao vivo, na quarta-feira, às 14 horas, clique aqui.

.