Evento apresenta tecnologias promissoras desenvolvidas na USP para a área farmacêutica

Objetivo é aproximar empresas e indústrias das pesquisas realizadas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; transmissão on-line e gratuita será no dia 22 de fevereiro

16/02/2022 - Publicado há 2 anos
Evento busca aproximar setor produtivo das pesquisas realizadas na Universidade – Foto: 123RF

.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP em parceria com a Emerge Brasil, consultoria especializada em inovação com base em ciência, vão apresentar seis tecnologias promissoras da área farmacêutica no Showcase de Tecnologias Inova-FCF, evento com transmissão on-line no dia 22 de fevereiro, às 17 horas. Elas são resultado de um programa de inovação científica que buscou mapear tecnologias desenvolvidas na FCF, além de proporcionar treinamentos especializados para docentes e estudantes e elaboração de business cases. Para participar, é preciso se inscrever no site do evento neste link.

O Showcase de Tecnologias é a etapa final do Inova-FCF, que teve início em setembro de 2021 e, além de treinar equipes e mapear as tecnologias desenvolvidas, ofereceu durante um mês o curso Inovação para Cientistas, quando os participantes tiveram acesso a conteúdos da área, desde a relação entre ciência e mercado, passando por avaliação da maturidade tecnológica, modelos societários, o que são e como escrever patentes, questões regulatórias, até construção de business cases. “O Inova-FCF teve como objetivo alavancar o potencial da inovação na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, contando com a participação de docentes e estudantes da unidade”, afirma Celia Garcia, presidente da Comissão de Pesquisa da FCF.

O evento é voltado para empresas, fundos de investimento, docentes e estudantes interessados em conhecer as inovações que estão sendo desenvolvidas na FCF, buscando promover uma aproximação entre a Universidade e as indústrias.

Cooperação com o setor produtivo

A FCF já possui tradição na cooperação entre universidade e indústria. Por exemplo, a patente do Vonau Flash, um medicamento para enjoo amplamente comercializado, foi desenvolvido na FCF pela equipe do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação em Farmacotécnica (Deinfar), coordenado pelo docente Humberto Ferraz, atualmente diretor da faculdade.

O objetivo agora é ajudar a construir uma cultura de inovação em toda a FCF, desde os alunos de graduação à pós-graduação e docentes, como comenta Ferraz. “A FCF produz muito em ensino, pesquisa e extensão no campo das ciências farmacêuticas, entretanto, nós precisamos fazer chegar todo o conhecimento gerado no âmbito da nossa faculdade à sociedade, na forma de produtos e serviços inovadores. O que nos falta, ainda, é uma maior conexão com o setor produtivo. É exatamente isso que estamos buscando.”

Para Daniel Pimentel, da consultoria Emerge Brasil, as universidades e centros de pesquisa brasileiros têm buscado cada vez mais se aproximar do mercado. “Para além do ensino e pesquisa de qualidade, eles tem se mobilizado para aprender a também alcançar o mercado e a sociedade a partir da criação de startups, spinoffs e diversas outras formas de transferência de tecnologia.”

Showcase de Tecnologias do Inova-FCF
Data: 22 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 17 horas
Transmissão: Gratuita no Canal YouTube Emerge Brasil, para se inscrever clique aqui