Em dúvida sobre qual carreira seguir? USP terá feira de profissões em setembro

O campus Cidade Universitária, no bairro do Butantã, recebe entre os dias 14 e 16 de setembro, a “Feira USP e as Profissões”, com o dobro de pavilhões da edição anterior; participação é gratuita

 21/08/2023 - Publicado há 8 meses
Edição deste ano da Feira USP e as Profissões terá o dobro de pavilhões – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Por Elcio Silva*

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2023 ocorrerá a 17ª edição da Feira USP e as Profissões, no campus da Cidade Universitária, no bairro do Butantã, em São Paulo, que neste ano está bem maior, contando com o dobro de pavilhões da anterior. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. O evento apresenta informações sobre os cursos de graduação e as unidades de ensino, além de atividades interativas, orientação profissional e instruções sobre as formas de ingresso na USP. A participação é gratuita, mas para agilizar a entrada, os interessados podem fazer credenciamento prévio neste link.

O evento tem como principal objetivo aproximar os estudantes das unidades de ensino, museus, laboratórios do campus e também do ambiente que o futuro universitário poderá encontrar como aluno. No total são oferecidos 333 cursos de graduação na capital e no interior do Estado, além de 428 programas de mestrado e 394 de doutorado, Em diversos pavilhões os estudantes obtêm informações dos cursos e carreiras da USP em conversas com alunos e professores da USP.

“A Feira USP e as Profissões é um evento muito importante porque envolve todas as unidades da USP e, principalmente, por deixar a Universidade bem próxima da sociedade, um dos pilares da nossa missão. A dimensão que alcançou nos últimos anos demonstra essa importância. Durante a feira, temos a oportunidade de interagir com dezenas de milhares de jovens, além de seus familiares, buscando orientá-los sobre o melhor modo possível de planejar seu futuro”, destaca a professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Com o dobro de pavilhões da edição anterior, para este ano diversos aprimoramentos foram realizados para atendimento aos visitantes. Na Praça do Relógio, marco arquitetônico e símbolo da Universidade, a feira reúne estandes com alunos e docentes da USP, que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos, as profissões, o mercado de trabalho, a formação acadêmica, disciplinas e conteúdos programáticos, além do cotidiano universitário e as possibilidades de especializações. Também serão realizadas apresentações e atividades em um palco central. Algumas atividades serão disponibilizadas posteriormente no canal do YouTube.

Os visitantes podem obter orientações sobre as formas de ingresso na Universidade e os programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil. A Fuvest vai atender os interessados e realizar as inscrições para o vestibular 2024 da USP. Os professores também poderão se informar sobre os cursos de extensão oferecidos pela Universidade, muitos deles gratuitos. 

 

Apresentação do Show da Física em edição anterior do evento – Foto: Divulgação/PRCEU

 

Atividades interativas

Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia da USP (IP) vai promover oficinas de orientação profissional, que serão oferecidas diretamente na própria unidade. Também serão realizadas atividades interativas e em salas de bate-papo, exposições de acervos dos museus da USP, palestras e apresentações.

Confira as atividades:

  • O Show de Física, criado há mais de 39 anos para mostrar experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;
  • As atividades do grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química que utilizam o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;
  • A Célula Gigante, desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências da USP, que possibilita conhecer o interior de uma célula com todas as suas organelas, núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras em uma estrutura de 40 metros cúbicos.

A escolha da profissão

Um dos maiores e mais tradicionais eventos da USP na área de extensão e relacionamento com a sociedade, a Feira USP e as Profissões vem sendo marcada, há 20 anos, por uma intensa participação de jovens em busca de seu futuro profissional.

Em 2022 o evento recebeu 66.408 visitantes, vindos de 27 Estados brasileiros e de outros 16 países. Deste público, 88,43% eram estudantes do ensino médio e 4,96% estudavam em cursinhos pré-vestibulares, sendo que 49% eram oriundos de escolas públicas e 51% de escolas particulares.

A pró-reitora Marli Quadros Leite reforça a importância dos estudantes fazerem um contato direto com a Universidade em um evento deste porte. “A Feira USP e as Profissões é mais uma estratégia para democratizar a universidade pública e gratuita, pois mostra que todos podem e devem ter acesso a uma das melhores universidades do mundo”, ressalta a pró-reitora.

O evento

A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa USP e as Profissões, que realiza também visitas monitoradas às unidades de ensino ao longo do ano.

A primeira edição aconteceu em 2001, no campus de Ribeirão Preto. Até 2019, diferentes campi da USP no interior promoveram edições anuais, em esquema de rodízio. Na capital, o evento acontece anualmente desde 2006. Após um período no campus Butantã, o evento foi realizado de 2014 a 2019 no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP. Em 2020 e 2021, com a pandemia de covid-19, as edições foram on-line e em 2022 retornou à Cidade Universitária.

De acordo com o Anuário da USP, atualizado em 2022, são oferecidos 333 cursos de graduação na capital e no interior do Estado, além de 428 programas de mestrado e 394 de doutorado, com 60.120 alunos matriculados na graduação e 29.430 na pós-graduação, divididos em 13.912 no mestrado e 15.518 no doutorado. Desses números, somados aos 7.808 alunos de disciplinas especiais, 47,86% são mulheres e 52,14% são homens.

Feira USP e as Profissões 2023
Quando | De 14 a 16 de setembro de 2023 (quinta, sexta e sábado), das 9h às 17h
Onde | Praça do Relógio, campus Butantã da USP

 

Como chegar

 

Portaria 1
Cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga.

Portaria 2
Av. Escola Politécnica, altura do número 403; acesso de ônibus pela portaria 2.

Portaria 3
Av. Corifeu de Azevedo Marques, altura do número 2.900.

Para alimentação, a edição 2023 também vai contar com o dobro da estrutura para food trucks, com duas praças de alimentação. Bolsões especiais de estacionamento serão destinados para ônibus. 

Inscrições e credenciamento: a participação é totalmente gratuita, mas para agilizar a entrada os interessados podem fazer o credenciamento prévio na página USP e as Profissões.

Contato para dúvidas e informações pelo e-mail uspprofi@usp.br.

.

*Da Assessoria de Imprensa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.